Marketing Digital: Oportunidades Perdidas pelas Empresas Brasileiras
O marketing de conteúdo já é adotado por 73% das empresas brasileiras, mas ainda há muito a ser explorado no mercado digital. Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, apenas 20% das empresas testam e criam novos produtos e jornadas em conjunto com seus clientes, e somente 22% aplicam a metodologia de teste e aprendizado.
Perda de Oportunidades de Vendas
A imaturidade das empresas no meio digital é refletida em perda de vendas. Em 2017, apenas 46% dos brasileiros conectados realizavam compras online, 55% pesquisavam online antes de efetuarem uma compra, principalmente para comparar preços, e 70% realizavam transações bancárias por meio de canais digitais. Apesar disso, 67% de todo o investimento publicitário no Brasil em 2016 ainda era direcionado para a televisão.
Poucos Avanços em Coleta de Dados
As empresas brasileiras apresentam movimentos tímidos em relação à coleta de dados próprios e de terceiros para alimentar processos de decisão no uso de ferramentas de marketing digital. De acordo com a McKinsey, somente 3% das empresas já utilizam estrategicamente dados e tecnologia no Brasil.
Incapacidade de Avaliação de Investimentos
Ainda que façam investimentos em marketing digital, as empresas brasileiras falham na análise de qual o efetivo resultado de suas estratégias. Apenas 1% das empresas participantes da pesquisa conduzida pela McKinsey adotam as melhores práticas globais.
Investimentos Mal Direcionados
Para aprimorar a tomada de decisões baseada em dados e com foco no cliente, as empresas do mercado brasileiro devem envolver pessoas, processos e cultura em uma verdadeira mudança de mentalidade. Assim, as organizações serão capazes de aprimorar investimentos e a mensuração do impacto dos valores direcionados para estratégias de marketing digital, com campanhas em todos os estágios do funil de conversão.
Conclusão
O marketing digital oferece inúmeras oportunidades para as empresas brasileiras, mas é preciso investir em estratégias bem estruturadas e adotar uma cultura de transformação digital para aproveitar todo o potencial do meio digital. A coleta de dados, a avaliação de investimentos e a personalização da experiência do cliente são fundamentais para se destacar no mercado digital e aumentar as vendas. Invista em estratégias de marketing de conteúdo bem elaboradas e aprimore a tomada de decisões baseada em dados e foco no cliente para obter o máximo de resultados em suas ações de marketing digital.
Fonte:Gazeta do Bairro
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Humberto Schvabe