Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
O consumidor atual transforma a indústria automotiva
A indústria automotiva ainda não conseguiu acompanhar as necessidades reais dos seus consumidores, que estão cada vez mais interessados em aplicativos de mobilidade do que na compra de um carro novo. Esse cenário tem preocupado o setor, que precisa mudar a sua estratégia de negócios e o foco da sua inovação. As empresas precisam criar serviços que resolvam as dores dos seus clientes e pensar em processos mais enxutos e ágeis, com menor custo e maior qualidade.
Algumas empresas já estão apostando nessa transformação digital, como a Toyota, que utiliza a metodologia Lean desde a década de 90 e terminou 2017 como líder do mercado mundial. Outra forma de acompanhar as mudanças é aplicar inteligência de análise de dados e métodos de inovação focados nas pessoas, como o design thinking.
As principais tendências do setor de automóveis estão relacionadas com os quatro grandes pilares da inovação automobilística: automação, conectividade, energia elétrica e economia compartilhada. As empresas estão investindo em carros elétricos, processos de compra conectados e online, TaaS (Transportation as a service), carros autônomos, inovação aberta e blockchain.
Essas mudanças são necessárias para que a indústria automotiva possa atender às expectativas dos seus consumidores, que estão cada vez mais exigentes e conectados. As empresas que conseguirem inovar e oferecer soluções mais imediatas e eficientes terão mais chances de sobreviver no mercado.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe