O Banco Bradesco acaba de lançar sua própria inteligência artificial, a BIA (Bradesco Inteligência Artificial). Desenvolvida em parceria com a IBM, a assistente virtual está disponível para todos os clientes do banco e tem como objetivo solucionar dúvidas e problemas comuns dos usuários, facilitando a experiência de uso, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A BIA funciona por meio da computação cognitiva, assim como as assistentes do Android, iOS e Microsoft. Para interagir com a BIA, basta que o usuário faça perguntas e forneça informações sobre sua vida financeira e pessoal. Quanto mais informações o cliente passar para a BIA, mais ela saberá sobre ele e conseguirá antecipar seus desejos. Por meio do chatbot é possível tirar dúvidas, realizar serviços transacionais, como pagamento de contas via boleto, transferências bancárias, verificar extratos, faturas pendentes, entre outras possibilidades.
O projeto em parceria com a IBM começou em 2014 e a implementação efetiva da primeira etapa começou em 2016. Antes de ser disponibilizada para todos os clientes, a BIA já estava sendo testada há mais de um ano pelos funcionários das agências do banco, tirando dúvidas pontuais sobre os produtos e serviços oferecidos.
Além da BIA, o Banco Bradesco tem investido em outras soluções digitais para tornar as relações mais fáceis e digitais, como o aplicativo, autoatendimento, redes sociais e contact center. O banco também lançou o Next, seu braço 100% digital, que oferece possibilidades bastante inusitadas ao público jovem adulto.
O grande desafio do Banco Bradesco é se adaptar às novas realidades do mercado financeiro e trazer soluções que se adequem às necessidades dos clientes, sem deixar de lado a empatia artificial. A BIA é apenas uma das inovações que o banco tem investido fortemente em parcerias com startups que pensam em soluções e tecnologias para o setor financeiro.
Se você é cliente Bradesco, experimente a BIA e conte para nós o que achou nos comentários!
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe