O ambiente corporativo e o marketing são duas áreas que possuem diversos termos e conceitos novos. Isso pode gerar confusão para aqueles que não estão familiarizados com essas palavras no dia a dia. Um exemplo disso é o stakeholder, uma palavra que pode causar um grande impacto nas decisões tomadas pelas empresas, mas que muitas pessoas não sabem o que significa e qual a sua relevância para a organização.
Criado na década de 1980 pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, o stakeholder é qualquer indivíduo ou organização que é impactado pelas ações de uma determinada empresa. Isso inclui clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores. Todos esses grupos são os principais stakeholders de uma organização.
Os stakeholders são um grupo que é impactado pelas decisões da sua empresa, e a satisfação desses indivíduos ou organizações também tem forte influência nos resultados objetivos pelas empresas. Por isso, é fundamental garantir que todas as partes que compõem os stakeholders da sua empresa estejam satisfeitas com o trabalho realizado.
Para os gestores de empresas com uma grande variedade de stakeholders, o grande desafio é encontrar um objetivo em comum entre todos os indivíduos e organizações que são impactados pelo seu negócio. Apenas dessa maneira é possível garantir um crescimento sustentável da sua organização.
Existem diferentes tipos de stakeholders, e alguns podem se tornar primários ou secundários de acordo com a situação, o que indica o grau de dependência. Investidores, clientes, funcionários, fornecedores, concorrentes e proprietários são os grupos que fazem parte dos stakeholders primários, enquanto a imprensa, comunidade, analistas financeiros, governo, ONGs e outras instituições se encaixam no segundo grupo.
É importante gerenciar todos os stakeholders envolvidos com a sua empresa, e para uma gestão eficiente, é fundamental ter muito poder de negociação e equilíbrio entre todas as partes envolvidas. Somente assim a sua empresa conseguirá prosperar de maneira sustentável.
Apesar de serem palavras muito parecidas, o conceito de shareholder é bastante distinto do conceito de stakeholder. Um shareholder é um dos indivíduos ou grupos que compõe os stakeholders de uma organização, mas com um grau de influência muito maior, colocando-o quase sempre entre o grupo dos primários.
O conceito de stakeholder é fundamental dentro do mundo corporativo. Cada vez mais, é visto como um caminho eficaz para conquistar resultados positivos e sustentáveis. Afinal, cada um desses indivíduos e organizações são fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Concluindo, entender o conceito de stakeholder e gerenciar todos os envolvidos com a sua empresa é fundamental para garantir um crescimento sustentável e resultados positivos. É preciso ter em mente que todos os grupos que compõem os stakeholders estão conectados, e a insatisfação de um grupo impacta diretamente no comportamento do outro. É preciso, portanto, encontrar um objetivo em comum para guiar a sua organização de maneira sustentável.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe