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Próximo passo para marcas: criar conteúdo estratégico.
O Marketing de Conteúdo mudou muito desde que se popularizou em 2010. Embora muitas pessoas ainda o considerem como uma estratégia para publicidade e mídia própria, sua definição vai muito além disso. Quando feito corretamente, o Marketing de Conteúdo pode afetar todos os departamentos de uma empresa, desde vendas e marketing até RH e investidores. Além disso, essa estratégia está em constante evolução e se transformando.
Hoje, o conteúdo caminha junto com o consumidor e não é mais uma maneira de fazer propaganda, mas sim de educar o mercado, criar afeto e ganhar confiança das pessoas. Porém, para que o Marketing de Conteúdo seja eficaz, é preciso estar atualizado com as tendências, as estratégias e as melhores práticas dessa técnica, especialmente porque os consumidores se renovam a cada dia.
Com a mudança do papel do conteúdo, combinar as novas tecnologias com essa estratégia nunca deu tão certo. Os assistentes de voz, por exemplo, são um novo canal de oportunidade de venda. Com a busca inteligente, os mecanismos de busca procuram entender a intenção da pesquisa e oferecem apenas um resultado para a pergunta do usuário. Os Features Snippets, ou caixas de respostas, são respostas diretas e sucintas para uma pesquisa de palavra-chave. Eles visam responder diretamente a intenção da busca do leitor sem que ele visite alguma página. Por isso, o conteúdo dele é a resposta para perguntas feitas no Google Assistente.
Os chatbots são outra grande oportunidade de distribuição de conteúdo. Eles vão atrair, engajar e converter. Passando pelo que cada plataforma tem para oferecer em termos de escopo de marketing, os bots são uma possibilidade de engajamento e conversão como nenhuma outra. Além disso, os aplicativos de mensagem são um investimento que promete muito e está cumprindo. Por serem mais intimistas e terem a capacidade de serem programados para personalizar a experiência do consumidor, essa tecnologia acaba sendo uma novidade para o consumidor.
Com o conteúdo, as marcas já estão conseguindo criar um engajamento vindo do público-alvo. Dessa forma, as empresas terão seu público entrando em contato com as informações que você gera em todas as suas táticas de marketing, vindas de uma unidade de campanha bem sustentada. Estruturas organizacionais vão mudar, pois o seu cliente já mudou. E a tecnologia que as organizações usam precisa mudar com elas.
Toda marca é a soma das histórias que ela conta. Infundir conteúdo em todos os aspectos do marketing, não apenas nos blogs e perfis sociais tradicionais, é a melhor maneira de construir essa história. Os recursos que você usa para fazer isso podem ser artigos e infográficos, mas também devem incluir e-books, calculadoras, webinars, estudos de caso, vídeos, imagens e muito mais.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que está em constante evolução. Por isso, é preciso estar sempre atualizado e investir em novas tecnologias para distribuir o conteúdo de forma mais eficiente. Não é mais apenas um canal, é uma fonte de oportunidades para as marcas. Para saber mais sobre Marketing de Conteúdo, confira o nosso blog que traz práticas inovadoras e extremamente relevantes dessa estratégia.
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Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe