Realidade aumentada: desafios para o marketing.

A realidade aumentada é uma das tecnologias que tem transformado a maneira como fazemos marketing atualmente. Ela permite a combinação de elementos virtuais com ambientes reais em três dimensões. O sucesso do jogo Pokémon Go foi um exemplo dessa tecnologia em ação. No entanto, a realidade aumentada não se limita apenas a jogos. Na última edição do Google I/O, o novo Google Maps integrado ao Google Lens foi apresentado. Ao apontar o telefone para a rua, uma sobreposição AR do StreetView aparecerá, apontando na direção correta e mantendo o layout do Google Maps na parte inferior da tela. Apesar dos profissionais de marketing continuarem experimentando a realidade aumentada, há obstáculos para investimento. Neste artigo, discutiremos os desafios enfrentados pelos profissionais de marketing ao tentar implementar essa tecnologia, com base em uma análise do eMarketer. A aplicação da realidade aumentada no mercado é uma das tendências mais antigas em tecnologia avançada. No entanto, nem todas as empresas conseguem aplicá-la, pois é uma tecnologia cara e muitas empresas brasileiras ainda não enxergam as oportunidades que a realidade aumentada pode oferecer. No entanto, alguns negócios globais estão permitindo que ela chegue até as mãos dos consumidores, popularizando essa prática. Quando concretizada, vários mercados poderão facilitar a vida dos funcionários e dos clientes. Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) entrevistou 26 executivos sênior de marketing dos EUA que estão usando soluções de AR atualmente. A pesquisa descobriu que os profissionais de marketing enfrentam vários desafios, como a incapacidade de atingir o público em escala. Cerca de um terço dos entrevistados a apelidaram de “muito nova e experimental”. Além disso, o impacto e a medição do RA são um desafio. Cerca de 42% dos entrevistados disseram que houve hesitação para aumentar os recursos dessa estratégia, pois o retorno sobre o investimento (ROI) não é claro. Somente 27% dos entrevistados disseram que o ROI era claro, mas muito baixo. Apesar dos desafios, os executivos de marketing estão interessados no potencial da AR. Dados de 2018 constataram que 21% dos profissionais de marketing digital planejam usar AR para apoiar a jornada do cliente em 2018, enquanto apenas 13% disseram o mesmo em 2017. Além disso, a realidade aumentada já está causando impacto em vários setores. Na educação, novos aplicativos estão ajudando a complementar o material do curso de maneira envolvente e mais interativa. Os Head-Up Displays (HUDs) agora adornam modelos de carros como BMW, Volvo, Chevy, Lexus e muitos outros. Na área de cuidados de saúde, cirurgiões do Instituto de Cardiologia de Varsóvia estão usando o Google Glass para “ver dentro” de vasos entupidos nos quais estão operando. Na área de treinamento empresarial, a Honeywell anunciou recentemente uma ferramenta de simulação de realidade mista para treinar seus funcionários industriais. E em compras de supermercado, a Dent Reality vem trabalhando em um aplicativo que permite aos clientes verem informações em tempo real sobre produtos em supermercados. Apesar de ser uma tecnologia nova e experimental, a realidade aumentada tem o potencial de trazer muitos benefícios para os mercados e para a sociedade como um todo. Ainda há desafios a serem superados, mas é importante que os profissionais de marketing continuem experimentando e explorando as possibilidades dessa tecnologia para criar experiências inovadoras para seus clientes. Se você quer saber mais sobre as mudanças da tecnologia na sociedade, confira o nosso post completo sobre transformação digital e veja como essa prática está impactando o mundo inteiro.

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