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Pare de ofender clientes: dicas para consultor de vendas.
Você já parou para analisar o seu pipeline de vendas e percebeu que existem prospects que estão há muito tempo no limbo? E já disse a eles que irá entrar em contato em breve? Isso é o famoso follow-up, o acompanhamento que muitas vezes é negligenciado pelos vendedores. Porém, se você está dizendo ou ouvindo muito follow-up, isso pode ser um sintoma de um problema mais profundo no processo de vendas.
Existem duas questões principais que podem estar causando esse problema: o processo de vendas não está alinhado ao processo de tomada de decisão do comprador ou o representante de vendas não explorou quais etapas precisam acontecer em seguida para o comprador e não definiu um dia e horário específicos para atendê-lo de acordo com aquilo que é necessário para levar o processo adiante.
Os efeitos do follow-up excessivo podem ser desastrosos, levando a um pipeline de vendas lento, previsões insalubres e queda na taxa de sucesso. Além disso, pode prejudicar o relacionamento com o cliente potencial, que pode interpretar o follow-up como uma falta de respeito ao seu tempo e necessidades.
Para se livrar desse problema, é importante conhecer o processo de tomada de decisão e de compra do prospect, isolar um próximo passo específico, delegar pontos de atuação e programar o próximo passo. Alinhar as expectativas e definir um dia e horário específicos para a próxima reunião é essencial para manter uma conversa saudável com seus clientes em potencial e deixá-lo mais perto de finalizar um acordo.
Portanto, é importante prestar atenção no follow-up e no processo de vendas como um todo, para garantir uma comunicação eficaz com seus clientes potenciais, aumentar as chances de sucesso e evitar prejuízos para sua empresa e sua reputação como representante ou gerente de vendas.
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Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe