A cultura organizacional é um aspecto central e muitas empresas têm dificuldade em alinhar seus valores com a prática. A dificuldade em conceituar a cultura organizacional é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos gestores. Entretanto, é possível defini-la como a manifestação dos valores da empresa na prática. A cultura envolve as atitudes no ambiente de trabalho, crenças, hábitos, visão, valores, normas, entre outros elementos que fazem da empresa o que ela é. A expressão da cultura é feita pelas pessoas envolvidas nos processos e não pelas regras formais ou pelo que a empresa gostaria que fosse. A gestão dos recursos humanos é um dos aspectos mais importantes e a cultura organizacional auxilia nesse processo direcionando as relações internas. A cultura organizacional deve ser vista pelos gestores como um recurso para alcançar as metas estabelecidas. O desalinhamento entre proposta e realidade torna mais difícil alcançar os objetivos do negócio, pois as ações realizadas diariamente vão na contramão daquilo que a empresa se propõe. A pesquisa realizada pela Universidade Duke com 5 mil executivos americanos e europeus revelou que 90% acreditam que a cultura organizacional é importante para os resultados, mas apenas 15% deles a consideram adequada no momento do estudo. Existem diversas correntes na cultura organizacional e é importante que os gestores conheçam cada uma delas. As empresas com culturas mais fortes são consideradas mais bem-sucedidas, pois conseguem desenvolver a estratégia com mais eficiência. A cultura organizacional pode ser de pessoa, de mercado, adaptativa, de adhocracia, de poder, de papéis, de hierarquia, de tarefa ou de clã. Não existe certo ou errado, mas algumas culturas funcionam melhor para alguns modelos de negócios. O Google é um exemplo de empresa que coloca o colaborador no centro das ações, com a oferta de benefícios que incentivam um ambiente mais colaborativo e criativo. A Southwest Airlines é exemplo de uma cultura organizacional que tem dado certo há mais de 40 anos, com um ambiente em que o colaborador é o agente mais valorizado. A Nike incentiva a curiosidade, inovação e autonomia para os profissionais. As empresas mais bem-sucedidas quando o tema é cultura organizacional são aquelas que integram as propostas definidas da missão da marca e a forma como os colaboradores trabalham no dia a dia. Concluímos, portanto, que a cultura organizacional é um aspecto crucial para o sucesso de uma empresa, pois ela direciona as relações internas e permite que os colaboradores trilhem um caminho comum. O desalinhamento entre proposta e realidade torna mais difícil alcançar os objetivos do negócio. É importante que os gestores conheçam as diferentes correntes da cultura organizacional e que busquem integrar as propostas definidas da missão da marca com a forma como os colaboradores trabalham no dia a dia.

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