A maioria dos empreendedores que tentam ampliar suas estratégias de marketing e comunicação por conta própria, ou instruindo sua equipe interna, acabam tendo dificuldades e, muitas vezes, o trabalho redobrado pela falta de conhecimento em algumas áreas.
Por isso, é indicado buscar uma agência confiável, que atenda suas expectativas futuras e, principalmente, seja sua principal parceira para trazer qualidade, resultado e novas vendas.
Mas como escolher uma agência confiável?
Como o mercado de agências de marketing é abrangente, é necessário analisar aquelas que trazem um significado relevante para o seu objetivo. Afinal, é importante compreender que nem todas as agências atenderão suas expectativas. Para te ajudar nessa decisão, listamos algumas dicas para você analisar antes de contratar uma agência de marketing digital confiável e garantir sua satisfação. Confira a seguir!1- Estipule objetivos para definir os serviços necessários
É muito importante analisar o cenário interno e externo da sua empresa antes de buscar ou contratar uma agência. Verifique os principais objetivos que você quer alcançar e estipule metas. Por exemplo, “a partir do ano que vem quero vender 30% a mais por mês” ou “preciso que o meu produto tenha mais visibilidade no Google“. Estipular objetivos e metas de marketing é essencial para alinhar quais serviços você irá precisar com mais intensidade. Uma dica para clarear os principais objetivos é se reunir com a equipe da sua empresa. Colete opiniões sobre o que se pode melhorar e quais atividades podem ser exercidas sem afetar a produtividade. Assim, no momento de se reunir com as agências será bem mais fácil informar quais serviços você precisa, em qual prazo e o que você espera. Como também, você pressupõe com mais segurança se tal agência é a ideal para sua empresa.2- Histórico e a reputação da agência
Realizar uma pesquisa sobre o histórico da agência e como anda sua reputação é fundamental para verificar a credibilidade. Para isso, é bom analisar primeiramente o tempo de experiência, inovações e atualização de estratégias de marketing digital. Isso porque esse ramo está sempre com novas tendências e inovações, por isso, uma boa agência está sempre à frente. Além disso, vale a pena dar uma olhada nas parcerias, avaliações e comentários sobre a agência nas mídias para verificar se ela passa confiança e eficiência em seu trabalho.3- Investigue cases de sucesso
Olhe as referências e portfólio de uma agência de marketing para saber como ela ajudou os clientes a terem resultados positivos. Para isso, você pode olhar os cases de sucesso que a agência disponibiliza. Você também pode solicitar que te levem dados e materiais importantes em uma reunião, por exemplo. Isso irá facilitar na sua escolha, pois você conseguirá ter uma visão da qualidade e segurança da agência e também ao verificar se segmento/especialização é o ideal para você.4- Converse com clientes fiéis da agência
Essa é uma etapa que irá auxiliar na sua pesquisa sobre os cases e reputação da agência. Conversar com clientes que já tiveram uma experiência ou que são clientes fiéis dela é fundamental. É mais proveitoso que você entre em contato com alguns clientes para tirar dúvidas. Assim, você se sentirá mais seguro em contratá-la ao analisar sua credibilidade, atendimento, relação e qualidade. Outra dica é que, normalmente, os sites das agências exibem uma lista com seus clientes e com os melhores resultados. Por isso, se você buscar alguma agência que não mostre resultados ou depoimentos, recomendamos analisar melhor se ela é realmente confiável. Confira os nossoscases de sucesso.5- Analise os canais de comunicação
Uma boa agência de marketing digital sempre terá seus canais de comunicação bem trabalhados. Por isso, antes de contratar é importante analisar se ela investe na sua comunicação digital e se sua reputação é boa nos seguintes canais:- Site: o site de uma agência de marketing digital deve ter um bom design e ser de fácil navegação.
- Blog: vale a pena ler os conteúdos do blog para ver se são de qualidade e possuem uma linguagem agradável.
- Redes sociais: analisar se as publicações são feitas regularmente e se as imagens tem qualidade, se há informações dos colaboradores, se o público tem um bom engajamento, entre outras coisas.