O discurso do presidente John Kennedy em 1962 inspirou a criação do termo Moonshot, que se refere a um objetivo que busca alcançar um resultado 10 vezes maior do que o crescimento médio de mercado. Enquanto empresas consolidadas conseguem alcançar um crescimento de 10% por meio de otimização de processos, para alcançar um moonshot é necessário começar do zero e testar ideias revolucionárias. Empresas pioneiras e consolidadas muitas vezes são incapazes de se adaptar a inovações disruptivas, por isso é importante embarcar na segunda curva antes que o modelo de negócio atual atinja seu pico. A estratégia do futuro para o presente consiste em definir o objetivo final muito claro e introduzi-lo na cultura da empresa antes de começar o processo de transição. É importante alinhar as expectativas dos stakeholders e tratar a transformação de forma holística. Empresas digitais engajam seus consumidores como usuários, enquanto empresas tradicionais buscam posicionar suas marcas na mente dos clientes. A transformação envolve desconforto e incertezas, por isso é importante tratar como ela afetará e beneficiará os envolvidos, além de estabelecer uma estratégia de engajamento de consumidores. O objetivo é acertar a direção em que concentraremos nossos esforços para começar a conversar sobre a mudança de modelo com os principais stakeholders. O refinamento do trajeto se torna um processo que deve ser realizado periodicamente para movermos da melhor maneira na direção certa. O sucesso depende do propósito e da integridade dos líderes. Empresas consolidadas podem e devem adotar o paradigma do moonshot para se manterem relevantes em uma era de transformação radical na tecnologia e na cultura.

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