Desenvolvimento Sustentável: A Importância e Exemplos de Empresas
Você já se preocupou com sustentabilidade? Sabia que ela pode trazer vantagens para você e sua empresa? O termo “sustentabilidade” tem ganhado notoriedade no mercado e nas mídias nos últimos anos, se tornando uma das principais expressões do século 21. Por motivos como aquecimento global, preocupação com o meio ambiente ou mesmo marketing, diversas entidades investiram para receber a cunha de sustentável.
Mas afinal, o que é desenvolvimento sustentável? Desenvolvimento sustentável é buscar evoluir socioeconomicamente, mas de uma forma orientada a não comprometer as gerações futuras. Ou seja, é desenvolver de uma maneira que seja sustentável para o meio ambiente. Quando falamos em meio ambiente, estamos nos referindo a todo o ecossistema que uma sociedade depende para sobreviver. Portanto, ele é na verdade um equilíbrio entre ecossistema natural e a economia humana.
A evolução humana é capaz de afetar esse equilíbrio drasticamente, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e instituições. Existem várias situações ao longo da história que mostram por que o desenvolvimento sustentável é fundamental. Para ilustrar, veja a seguinte citação do New York Times: “O país que apresentar a tecnologia industrial sustentável mais desenvolvida no século 21 apresentará também maior segurança energética, segurança nacional, segurança econômica, preservação ambiental, empresas inovadoras e respeito global.”
Mas o que você tem feito para colaborar com o desenvolvimento sustentável? E se essa citação não foi o suficiente para te impulsionar, vamos seguir para as empresas que estão fazendo trabalhos exemplares nesse quesito.
Adidas e sua linha de produtos de plástico
A empresa alemã fez uma parceria com a Parley, que é uma causa focada em conscientizar as pessoas sobre a beleza e fragilidade dos oceanos, permitindo colaborações e projetos que possam atenuar os danos a eles. E um desses prejuízos são os resíduos plásticos que acabam no oceano. A Adidas lançou o seguinte projeto: uma linha de tênis de corrida feitos através da reciclagem de resíduos interceptados em praias e comunidades costeiras antes de chegarem às águas. O resultado dessa parceria foi uma campanha sensacional para conscientizar o público sobre a necessidade de preservar os oceanos, aliada à uma ação de marketing muito bem feita.
Natura, a 14ª empresa mais sustentável do mundo
A Natura já leva a questão sustentável a um novo patamar, que seria a sustentabilidade empresarial. Quando diz respeito a toda a operação da empresa: da concepção do produto aos serviços, passando pela produção com materiais certificados, minimização do desperdício e, finalmente, o descarte pelo consumidor. Além disso, a Natura já apareceu entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo por nove vezes consecutivas, subindo cinco posições em relação a 2017 e já ocupa a 14ª posição no ranking.
Sunew, a energia solar mais sustentável que você pode encontrar
A Sunew é uma startup mineira que produz filmes finos orgânicos (OPV), uma tecnologia reconhecida como parte da Terceira Geração Fotovoltaica. Além do fator sustentabilidade, o OPV apresenta como vantagem leveza, transparência e flexibilidade bem maiores que das placas tradicionais. Isso acaba gerando um leque de aplicações ilimitado!
Esses exemplos de empresas mostram que a sustentabilidade pode ser uma estratégia muito bem-sucedida para o seu negócio. Além dos benefícios ambientais, ela pode trazer excelentes resultados em termos de branding e buzz marketing. E você, está fazendo a sua parte para colaborar com o desenvolvimento sustentável? Conte para a gente nos comentários!
Para conhecer mais sobre estratégias de branding e buzz marketing, confira o nosso curso lecionado por uma de nossas especialistas.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe