3 bens indispensáveis para um negócio de sucesso
Cliente
Produto e/ou serviço
Profissional de vendas
7 etapas do processo de vendas
Desenvolver técnicas e habilidades é uma ótima maneira de melhorar os seus resultados de vendas. Se você quer otimizar os resultados na sua empresa, veja a seguir quais os procedimentos que sua equipe de vendas deve adotar para alavancar os resultados da empresa.1 – Prospecção
Na primeira etapa do processo de vendas você deve criar uma lista de clientes em potencial, os prospects. Para identificar esses possíveis clientes, é preciso definir o perfil ideal de clientes que você quer para sua empresa. Esse perfil deve incluir profissão (setor), classe social, grau de instrução, sexo, onde e com quem vive. Até mesmo características pessoais, como o que gosta de fazer, o que o atrai e outros detalhes. Reúna todas essas características e crie, a partir delas, um personagem fictício, a sua persona. Ela servirá de base sobre como você deverá atuar quanto ao seu cliente. Ao contratar uma agência marketing digital, você já terá sua persona definida desde o início do processo de vendas, tornando mais fácil ainda a conversão. Com a persona definida, sua estratégia de marketing focará em trazer uma lista qualificada de possíveis clientes para que o seu vendedor siga para o próximo passo. Nessa lista encontra-se somente as pessoas que demonstraram interesse pelo seu negócio.2 – Apresentação e qualificação
Tem a lista de possíveis clientes em mãos? Ótimo, agora seus vendedores irão apresentar a empresa para esses prospects. Esse é o momento do primeiro contato direto entre empresa e cliente. Mas lembre-se que essa é uma listagem com os possíveis clientes, então é importante que o vendedor faça uma primeira sondagem, despretensiosa, com o intuito de avaliar se ele tem o perfil ideal de cliente ou não. Qualifique-os avaliando as condições financeiras para adquirir o seu produto e/ou serviço, seu real interesse e se este detém o poder de decisão para fechar a compra. Podemos sintetizar dizendo que essa é uma triagem para que seus vendedores foquem nas oportunidades reais e mais promissoras.3 – Abordagem
Agora que você selecionou os verdadeiros possíveis clientes, é hora de fazer a primeira oferta. Seus vendedores devem mostrar os benefícios do seu produto, como eles podem resolver o problema e “curar a dor” do cliente. Não é um bom momento para falar em preço ou características do produto/serviço, ouça o que o seu lead fala. Assim, mostre o valor do seu produto para o cliente.4 – Sondagem
Mantenha um contato contínuo com o cliente. Esse contato pode ser por telefone, e-mail, visitas ou qualquer outro meio que seja pertinente. Mas não seja importuno. O cliente deve evoluir na etapa de vendas e não fugir. Elucide as dúvidas e apresente as vantagens do que você está oferecendo. Eventualmente, será necessário avaliar se esse cliente é de fato uma oportunidade real. Caso não seja, não gaste mais tanta energia e recursos. Você pode retirá-lo da sua lista ou simplesmente fazer um acompanhamento mais distante. Esse processo o vendedor deve sentir através do contato com o cliente. Algumas vendas podem demorar mais do que o previsto, mas não significam que são clientes ruins.5 – Negociação
Se você enxergou progresso durante a sondagem, chegou a hora de apresentar a proposta. Nesse momento, o vendedor deve expor os benefícios do produto ao cliente; definir condições, preços e prazos; sanar suas dúvidas e rebater objeções. Defina os limites dos quais você não poderá ceder, ouça o cliente e nunca dê algo sem receber alguma coisa em troca.6 – Fechamento
Cliente fechou negócio? Perfeito. Agora é importante que o vendedor resuma, de forma calma e tranquila, tudo o que foi acordado para que não haja dúvidas ou problemas posteriores. O ideal é que seja feito um documento por escrito.7 – Pós-venda
É pior perder um cliente do que deixar de conseguir um novo. Muitos vendedores negligenciam essa etapa, afinal a venda já foi feita mesmo. Mas essa é uma etapa extremamente importante para o sucesso da sua empresa. É preciso fidelizar os clientes e manter o contato com eles. Se ele estiver satisfeito com o seu produto/serviço, pode surgir uma nova venda. Leia o nosso artigo especificamente sobre isso, “Customer Success: o que é e por que é tão importante?“. Espere alguns dias após a conclusão da venda e entre em contato para saber se tudo ocorreu como o planejado e se ele está satisfeito com a compra. Também verifique se há alguma dúvida ou se ele precisa de ajuda. Seguindo esses passos, sua equipe de vendas trará cada vez mais resultados positivos para o seu negócio.Link para o post completo
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