A Coca-Cola é uma marca reconhecida mundialmente e quando pensamos em felicidade, automaticamente associamos à marca. Mas como uma marca pode vender algo tão relativo? A Coca-Cola conseguiu isso através da sua estratégia de branding, identificação de oportunidades de inovação no mercado e produção de conteúdo que se conecta com as pessoas através de histórias e emoção.
A marca usa diversas estratégias de conteúdo para se aproximar dos seus clientes, como a colaboração coletiva de campanhas em que o cliente é convidado a participar e votar, como na campanha “Fan Feat” ou pedir seu nome na latinha. Essa estratégia gera engajamento e cria um relacionamento afetivo entre o cliente e a empresa.
A Coca-Cola também é pioneira em abordar a temática da diversidade em suas campanhas, usando atores de belezas únicas e diversas em diferentes países. Além disso, a marca abraça causas como a união e empatia entre as pessoas, representada pelo momento de dividir uma Coca-Cola.
O storytelling é um dos maiores poderes do conteúdo e a Coca-Cola sabe disso. Suas campanhas procuram encontrar a felicidade nas coisas simples da vida, como na campanha “Feliz Dia do Começo do Mundo!”. Além disso, a marca sempre usa a divisão da bebida como tema em suas histórias, mostrando pessoas felizes em suas campanhas.
A Coca-Cola sempre aproveita as datas comemorativas para se envolver com seus clientes, como nas campanhas de natal com o urso polar, que são esperadas ansiosamente todos os anos. A marca também está sempre se atualizando e evoluindo suas estratégias de marketing, passando da excelência criativa para a excelência de conteúdo.
Para isso, a Coca-Cola criou conteúdos líquidos, que são ideias contagiosas que não podem ser controladas, relevantes para os objetivos comerciais da marca e que criam conversas entre os clientes. Além disso, a marca conta histórias dinâmicas em diversos formatos de mídia e redes sociais.
A nova estratégia da Coca-Cola para 2020 é se envolver muito mais com a música, colocando cantores diferentes entre si em suas campanhas. A marca também está sempre procurando se conectar com as pessoas por meio de emoções e histórias.
Em resumo, a Coca-Cola é uma marca visionária que usa estratégias de conteúdo para se aproximar dos seus clientes e construir um relacionamento afetivo com eles. A marca se preocupa com a diversidade, abraça causas e conta histórias dinâmicas em diversos formatos de mídia e redes sociais.
As lições que podemos aprender com a nova estratégia de marketing da Coca-Cola são: criar conteúdo líquido, garantir que o conteúdo seja relevante, criar conversas, contar histórias dinâmicas e ser corajoso e criativo. A marca está sempre se atualizando e evoluindo suas estratégias para se manter relevante e presente na vida das pessoas.
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Humberto Schvabe
Humberto Schvabe