A Blockbuster, uma gigante do setor de entretenimento, que já teve 9.094 lojas no mundo em seu auge em 2004, não conseguiu sobreviver à inovação e tecnologia. Enquanto a Netflix se reinventou e se expandiu para vários países, a Blockbuster ficou estagnada e acabou solicitando proteção contra falências em 2010. Mas o que podemos aprender com isso?
Primeiramente, é fundamental estar atento às novas exigências do público e disposto a se adaptar. A concorrência com a Netflix e os serviços de vídeo sob demanda foram cruciais para a queda da Blockbuster. Se a empresa tivesse investido em novidades ao ver concorrentes surgindo, pensando na explosão da internet, talvez esse destino não seria tão árduo e um novo público seria conquistado.
Além disso, a gestão empresarial e o cuidado com a imagem que a empresa passa são fatores importantes. A Blockbuster não teve esse cuidado e acabou mostrando seus pontos fracos e não soube lidar com a crise. Uma crise geralmente é gerada de dentro para fora e é preciso cuidar do que acontece no interior da nossa empresa para evitar escândalos.
Outro ponto importante é abraçar novas tecnologias. A Blockbuster não inovou e não se reinventou. Pesquisar o que os seus concorrentes e empresas de outras indústrias estão fazendo é fundamental para renovar os ideais do seu negócio.
Também é necessário fazer um planejamento mensurável. A Blockbuster investiu na indústria da música, mas não teve planejamento ao ponto de imaginar que poderia ter um conflito de interesses. A decisão de investir na indústria da música foi o que faltava para abrir o caminho da sua eventual queda. É preciso fazer uma estratégia muito bem planejada e coesa para se ter sucesso.
Por fim, o pilar de uma empresa não pode ser somente baseado em seus lucros. A Blockbuster esqueceu coisas fundamentais em uma empresa, como uma boa gestão, planejamento e pesquisa de mercado, e só pensou em ganhar dinheiro. É preciso pensar no longo prazo e estar sempre atento às mudanças do mercado.
Em resumo, para que uma empresa não acabe como a Blockbuster, é preciso estar sempre inovando, cuidar da imagem da empresa, abraçar novas tecnologias, fazer um planejamento mensurável e não pensar somente no lucro. O mercado é cada vez mais ágil e quem não se adapta, acaba ficando para trás.
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Humberto Schvabe
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