Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Marcas se destacam no carnaval com marketing criativo.
O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e vem se tornando cada vez mais integrado ao meio social. Com a popularização do feriado, surgiu uma oportunidade para as marcas atingirem um grande público com um marketing característico e de impacto. As redes sociais, como o Instagram, têm tido forte investimento em mídia paga feito pelas empresas que abordam a temática do Carnaval. De acordo com o Facebook, no Carnaval do ano passado, foram mais de 900 milhões de interações nessa rede social e 400 milhões no Instagram.
É importante identificar temas estratégicos que vão proporcionar o engajamento do público com a sua campanha. Em 2018, toda a cultura dos memes e o debate sobre as minorias toma frente. Porém, é preciso que, mais do que nunca, as empresas saibam quem são suas personas e invistam no canal certo, para pensar em temas relevantes para o seu público.
Diversas empresas, de diferentes segmentos, souberam utilizar a temática do Carnaval para fazer um brand awareness ou vender mais durante a folia. A Skol, por exemplo, usou e abusou de campanhas online, offline e marketing de guerrilha para conquistar o público do Carnaval. A Cemig, por sua vez, fez uma campanha eclética com mini vídeos de marchinhas de Carnaval falando sobre temas como Carnaval sem assédio, “Se beber não dirija”, não à violência, cuidado com a rede elétrica e inclusão social. O Doghero, por sua vez, abusou da mídia paga, dos memes e da febre da internet pelos vídeos de cachorros para promover seu serviço. A C&A, conhecida pelo seu ousado e original, criou uma coleção de roupas que podem virar fantasias descontraídas para o Carnaval. A 99 disponibilizou vans gratuitas em São Paulo para ajudar na mobilidade durante o evento.
Para aproveitar ao máximo o Carnaval, as empresas precisam pensar em como ficar perto do folião durante o evento, para que assim possa surgir uma oportunidade de venda ou divulgação. É importante segmentar os anúncios pela geolocalização e contextualizar o anúncio com as atividades do consumidor. As empresas que souberam explorar essa festa conseguiram um grande sucesso e atingiram milhões de pessoas.
Conclusão
O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e vem se tornando cada vez mais integrado ao meio social. As empresas que souberam explorar essa temática conseguiram atingir um grande público com um marketing característico e de impacto. As redes sociais, como o Instagram, têm sido um dos principais canais para as empresas abordarem essa temática. É importante identificar temas estratégicos que vão proporcionar o engajamento do público com a sua campanha. Diversas empresas, de diferentes segmentos, souberam utilizar a temática do Carnaval para fazer um brand awareness ou vender mais durante a folia. Para aproveitar ao máximo o Carnaval, as empresas precisam pensar em como ficar perto do folião durante o evento. As empresas que souberam explorar essa festa conseguiram um grande sucesso e atingiram milhões de pessoas.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe