Importância do blog corporativo para executivos

Executivos precisam blogar: 5 motivos para promover sua imagem e a da empresa Se a sua empresa ainda não possui um blog corporativo, está na hora de repensar essa estratégia. E se os seus executivos não participam do processo criativo, escrevendo e colocando sua imagem pessoal à frente dos textos, é sinal de que ainda não entenderam a importância de blogar. Mas não faltam lugares para publicar conteúdos de qualidade, como o próprio site da empresa, blogs pessoais, canais de vídeo e plataformas de conteúdo, como o LinkedIn Pulse e o Medium. Neste artigo, destacamos 5 motivos pelos quais um executivo precisa promover sua própria imagem e como isso pode ser bom para a empresa. Confira: 1. Gera credibilidade para si e para a empresa Credibilidade é um fator presente nas decisões de compra de diversos produtos e serviços. Por isso, é importante que os CEOs e gestores de uma empresa comecem a blogar, promovendo-se como liderança e referência em seus setores. Isso depende de uma produção regular de conteúdos úteis e valiosos para o público-alvo, transmitindo conhecimento, relevância e confiabilidade. Com o tempo, esses fatores se transformam em um peso a favor da empresa nas decisões dos consumidores. 2. Possibilita um relacionamento mais próximo com o público Quando um executivo se propõe a escrever, ele passa a ter um contato mais direto com os leitores. A divulgação de sua imagem a cada texto atiça a curiosidade e a expectativa do público, visto que é um líder da organização que está se pronunciando. Com a possibilidade de trocar ideias com os leitores por meio dos comentários e e-mails, os executivos podem entender o comportamento, as curiosidades e dúvidas das pessoas, bem como aprender e melhorar com suas sugestões, críticas e respostas. 3. Humaniza a marca da organização As empresas buscam cada vez mais a humanização de suas marcas. Esse processo pode acontecer de diversas formas, como uma escrita mais informal, publicações de fotos dos bastidores e a participação direta dos executivos na produção de conteúdos. Quando há um rosto por trás das postagens, é possível acrescentar elementos mais pessoais, como opinião, humor e emoções. No blog do executivo, é possível escrever sobre eventos em que ele participou, dar dicas pessoais de liderança, opinar sobre uma novidade no seu mercado, mostrar um pouco da sua rotina de trabalho, postagens que têm um potencial enorme de gerar empatia com o público. 4. Aprimora o conhecimento dos executivos Blogar é uma ótima forma de os gestores se atualizarem. Muitas vezes, o tempo útil dos executivos é tomado por tarefas exaustivas e, com isso, abrem-se poucas brechas para estudar mais sobre a sua área de atuação. Para blogar, os líderes precisam tirar um tempo para pesquisar. Essa experiência pode ser muito proveitosa, já que eles podem ter contato com novas fontes de informação, tendências de mercado e outras referências do setor. Além disso, os executivos ainda podem melhorar habilidades importantes, como pensamento crítico, escrita, planejamento e comunicação. 5. Permite uma disseminação escalável e visibilidade permanente Uma vantagem de blogar é que os conteúdos postados na internet ficarão por ali até que o local de publicação seja desativado. Um vídeo ou artigo publicado podem continuar gerando resultados mesmo depois de meses ou anos após sua postagem – principalmente se forem conteúdos perenes. Os posts podem ganhar uma promoção espontânea e ainda serem repercutidos pelos mais diversos canais na internet. Ao blogar com frequência, os executivos podem se posicionar como referência no mercado, humanizar a imagem da empresa, gastar menos para atrair admiradores e potenciais clientes da marca. Há uma série de vantagens que derrubam quaisquer objeções dos executivos em participarem ativamente da produção de conteúdos. Agora que você conhece os motivos pelos quais os executivos precisam blogar, não deixe de apresentá-los também aos 13 tipos de Conteúdo que todo blog precisa ter. Lembre-se de que blogar é uma estratégia valiosa para a imagem pessoal do executivo e para a marca da empresa. Invista nessa ideia e tenha resultados positivos a longo prazo. Gostou do conteúdo? Acesse o site gazetadobairro.com.br e confira mais artigos sobre marketing digital e empreendedorismo.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro


Publicado em:
Atualizado em: