Governo libera R$ 100 milhões para melhorias em 1000 escolas
Em uma cerimônia bastante concorrida, que teve a participação de diretores e professores de todo o Estado, foi lançado na terça-feira (27) o programa Escola 1000, criado pela Casa Civil e Secretaria da Educação para atender mil colégios estaduais com recursos para melhorias.
Ao discursar na solenidade, o governador Beto Richa afirmou que este programa é mais um exemplo de que a educação é a prioridade máxima do governo. Richa também anunciou a contratação de 300 professores concursados, a abertura de concurso para agentes educacionais I e II e o pagamento de progressões e promoções a todos os servidores, a partir de janeiro.
O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni ressaltou que o Estado vai disponibilizar R$ 100 milhões para o programa Escola 1000. Os recursos serão descentralizados e o dinheiro será depositado diretamente em uma conta específica do programa de cada colégio. O diretor vai gerir a verba, com apoio da comunidade escolar.
Além disso, a Superintendência de Desenvolvimento da Educação (Sude) e a Cohapar darão o suporte técnico necessário e farão a fiscalização das obras que foram definidas pela comunidade escolar em audiências públicas realizadas em cada uma das escolas beneficiadas.
Rossoni destacou a assinatura do decreto que permite o repasse dos recursos para os colégios. O documento foi elaborado em conjunto pelo governo e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além do decreto, também foi assinado um termo de compromisso pelos gestores das escolas e chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs).
“Tudo está sendo feito de forma muito transparente e ágil”, afirmou Rossoni, lembrando que o Ministério Público também foi convidado a acompanhar as ações da administração estadual. “Agimos de modo diferente dos governos de Dilma e Lula que enganaram os brasileiros por mais de uma década.”
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe