- Produção: Corresponde ao maior número absoluto de contratos de microcrédito, táxi e van firmados no período de 1 de janeiro de 2015 a 30 de abril de 2016;
- Qualidade: Corresponde à maior pontuação segundo o indicador de produtividade, composto por número de contratos em relação à taxa de empreendedorismo do município e a taxa de inadimplência da carteira;
- Desenvolvimento Local: Corresponde à maior pontuação segundo o indicador de produtividade, composto por número de contratos em relação à taxa de empreendedorismo do município e a taxa de inadimplência da carteira, exclusivamente em municípios com IPDM (Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal) abaixo de 0,7.
Fomento Paraná e Sebrae/PR criam prêmio para o microcrédito
Premiação visa a reconhecer a atuação dos agentes de crédito e estimular as entidades parceiras das duas instituições - prefeituras, federações e associações comerciais e industriais e outras - em todo o estado, a promover ações para ampliar o acesso ao crédito para empresas de micro e pequeno porte
Agentes de crédito e instituições parceiras da Fomento Paraná e Sebrae/PR na oferta de crédito para empreendedores de micro e pequeno porte em todo o estado serão premiados durante o Encontro Estadual de Agentes Conveniados, que as duas instituições promovem nos dias 31 de maio e 1º de junho, em Faxinal do Céu.
O “PRÊMIO FOMENTO PARANÁ – SEBRAE/PR DE MICROCRÉDITO” é mais uma iniciativa para incentivar a expansão da oferta e a melhoria do acesso ao crédito produtivo e orientado, bem como o tratamento diferenciado para empresas paranaenses de micro pequeno porte.
O diretor de mercado e relações institucionais da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly, afirma que o prêmio é uma forma de apoiar uma peça fundamental para que o crédito de baixo custo chegue aos empreendedores. “O prêmio é uma forma de valorizarmos o trabalho desses agentes, que contribuem para o desenvolvimento de seus municípios por meio do acesso ao crédito”, afirma Hauly.
Segundo Hauly, que é economista, o dinheiro do crédito ajuda a movimentar a economia das cidades. “Cada real investido pela Fomento Paraná por meio de um financiamento a um empresário chega a girar até sete vezes no município. Com o dinheiro, o empreendedor paga a mão-de-obra local, compra produtos nas lojas da própria comunidade, contrata serviços locais e esse dinheiro continua circulando, porque quem o recebe também vai fazer outras compras e pagamentos por produtos e serviços, o que aquece a economia dos municípios paranaenses e ajuda a manter ou criar empregos”, explica ele.
O coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flavio Locatelli Junior, afirma que o trabalho dos agentes, ao propiciar a entrada de recursos novos na economia, leva também desenvolvimento aos municípios. “É o que chamamos de círculo virtuoso, pois o dinheiro do crédito circula no município e ajuda a desenvolver as comunidades locais”, comenta Locatelli Junior.
CATEGORIAS – Com o intuito de premiar os melhores agentes de forma proporcional e com critérios técnicos adequados, o “PRÊMIO FOMENTO PARANÁ – SEBRAE/PR DE MICROCRÉDITO” será entregue em três categorias:
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe