Marketing Digital | Rodrigo Seco Schvabe
De acordo com dados do próprio Instagram, são mais de 300 milhões de usuários pelo mundo postando, curtindo e comentando as mais de 70 milhões de imagens e vídeos postadas todos os dias, gerando um total de 1.2 bilhões de curtidas diárias.
A rede social foi a que mais cresceu em número de postagem. O acesso ao Insta sobe nos finais de semana, principalmente nas sextas- feiras, das 19h às 20h , segundo estudo do SCUP.
Quando usar o Instagram?
Tendo em vista que o Brasil está entre os 5 países que mais usam o Instagram, dentre eles 47% homens e 53% mulheres, sendo 67% desse público com idade entre os 18 a 34 anos.
Se a sua empresa tem interesse nesse perfil de usuários,já temos o primeiro passo para definir sua estratégia.
O público usa o Insta através do visual, ou seja, fotos e vídeos(apenas 15 segundos) de qualidade. É possível também fazer a edição das imagens através de filtros, efeitos, molduras, etc; marcar amigos nas fotos, inserir textos e comentários com #hashtags.
Antes de sair postando é preciso entender quais objetivos da sua empresa se adaptam melhor à forma que a rede é usada.
É preciso ser verdadeiro com sua marca, poste fotos da sua empresa que retratem sua real personalidade. Procure sempre a naturalidade, fugindo de postagens muito encenadas ou sérias. O Instagram pode, e tem sido muito usado, para refletir as características particulares de uma empresa.
Compartilhe experiências: ofereça uma nova visão do mundo ou um novo estilo de vida retratados a partir do olhar de quem usa seus produtos e serviços. Exemplo de sucesso é o da câmera fotográfica GoPro, onde os clientes @gopro compartilham imagens e vídeos gravados com as câmeras.
Mostre como sua empresa encara o mundo, usando fotos de qualidade e evitando inserir muitos textos e notícias, use algo que transpareça valores positivos às pessoas, inspirando-as a fotografarem seus momentos diários, com por exemplo, uma refeição, academia, passeio de bike etc.
Conheça seu público.
Saiba o que as pessoas pensam sobre a sua marca sem fazer propaganda direta, pois o grande segredo está em explorar o imaginário de novos clientes de forma sutil, com boas estratégias de marketing digital.
Muito importante no mundo virtual é ter cautela, evitando publicar tudo de uma vez, afinal, não é uma boa experiência seguir alguém que publica 100 fotos em 10 minutos. Mesmo que a sua empresa tenha muito a mostrar, compartilhe aos poucos.
Uma estratégia interessante é variar as postagens entre fotos de seus produtos e de outros temas interessantes relacionados a ele, você também pode fazer montagens, mostrando as etapas que envolvem a utilização de seus produtos, despertando mais interesse, eu particularmente uso o Pic Stitch (link apple) (link android).
Busque novas maneiras de interagir com seu público fazendo com que ele também interaja. Envolva seus seguidores em campanhas que incentivem as pessoas a enviarem fotos usando seus produtos no dia-a-dia. Crie #hashtags para sua empresa e para novas campanhas.
Deixe comentários nas fotos de seus seguidores e não se esqueça de marcar parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores em seus posts.
O ponto crucial na atualidade é a velocidade com que a informação é repassada. A interação no Instagram é feita de forma instantânea, por isso tenha em mente que seu cliente deve ter a resposta na mesma velocidade.
Uma campanha de marketing bem sucedida no Instagram movimenta o imaginário e as emoções dos usuários!
Sua empresa já está presente no Instagram? Como é a sua participação nessa rede social? Ficou com alguma dúvida?
Conte pra gente, envie seu comentário aqui. ou por email: contato@drmkt.com.br
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Abraços e até o próximo post.
Humberto Schvabe