Opinião e transformaçãoRamires
As informações disponibilizadas hoje em dia, em todos os meios possíveis, são capazes de formar opinião, devido ao aumento da capacidade de se obter informação. Porém a informação (não a subliminar) não tem o poder de entrar nos pensamentos de alguém sem que haja um esforço de compreensão mínimo de quem a lê, assiste, ouve, ou escuta.Neste processo evolutivo da comunicação, desenvolve-se uma diferença entre informação; o conhecimento de sua fonte, e poder de entendimento da informação. Fatos, propaganda, internet, tevê, livros, entre tantos outros meios, são informações. Conhecê-las em fonte exige percepção de quem está diante dela. Ter o poder de compreender, apreender, e assimilar é fundamental para que a dinâmica estrutural deste processo aconteça em nossas mentes e nos leve a ter uma ação passiva ou ativa diante disto que chamamos de “mundo de relações, acontecimentos e falatórios”.O pensamento constante e crítico, é o agente ativo deste processo evolutivo da opinião com informação, e como chegamos neste estado de coisas? A partir de atitudes que já estão em nosso cotidiano. Comece por ver qual a realidade, a forma de comunicação e atitude ativa ou passiva em relação ao que esta em casa, em relação ao cônjuge, aos filhos (estes nos ensinam muita coisa), seus vizinhos, amigos, parentes, a sua rua, seu bairro, cidade, até chegar a questões polêmicas que envolvam ciência, fé, e o cosmo. Neste percurso aprenderá o quanto é importante ler um bom jornal ou um bom livro, aprenderá a forma de distinguir o que é um bom jornal e um bom livro, descobrirá que conversar sobre aspectos simples da vida traz alegria, aprenderá que nem sempre é bom confiar na mídia (principalmente no que diz respeito à previsão do tempo), aprenderá coisas que irão lhe surpreender e coisas que somente você descobrirá sem o intermédio de ninguém. Sua opinião depois de passar por esta tríade habitual irá transformar seu modo de pensar e refletir, e consequentemente levará a outros a trilhar o mesmo caminho, experimente.