A “Velhinha” de 42 anos

velinha-42-anos
velinha-42-anos

Quem diria, uma notícia de quase seis décadas atrás toma a internet por assalto. Nossa história começa com um recorte do Jornal do Commercio, publicado no dia 4 de agosto de 1960, que relata um ônibus entrando na casa de Maria Oliveira, na época com 42 anos. O que chama a atenção é o título da matéria: ‘Ônibus entrou na casa humilde e foi apanhar a velhinha de 42 anos’. Hoje, dificilmente consideraríamos uma pessoa de 42 ou mesmo 52 anos como ‘velhinha’.

O advogado Pedro Lindoso se deparou com a notícia durante uma leitura rotineira das páginas de edições passadas do Jornal do Commercio, publicadas diariamente pelo segundo jornal mais antigo do Brasil ainda em circulação. Intrigado, Lindoso publicou a notícia em seu Facebook sem prever a repercussão que teria. “Se ela era ‘velhinha’ com 42 anos, então eu, com 61 anos, seria um ancião decrépito?”, brincou Lindoso em sua publicação.

O inusitado da informação viralizou, chegando a todo país e sendo replicado por diversos veículos de comunicação. Lindoso comentou que a história chamou a atenção dos leitores, principalmente pela mudança de percepção do que consideramos “velho” hoje em dia. “Quando eu era criança, achava uma pessoa de 50 anos, ou até menos, velha”, lembrou o advogado.

- Publicidade -

No contexto histórico, a história de Maria Oliveira faz sentido. Em 1904, quando o Jornal do Commercio foi fundado, a expectativa de vida do brasileiro era de apenas 34 anos. Já em 1960, a expectativa de vida subiu para 45 anos, tornando Maria Oliveira, com seus 42 anos, uma ‘velhinha’ para os padrões da época. Hoje, a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos e o termo ‘velhinho’ é evitado para descrever alguém dessa idade. Quem sabe como isso será visto daqui a 60 anos?

Segundo o geógrafo Wellington Souza Silva, de São Paulo, “O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno recente. Devido às melhorias nas condições de vida, a expectativa de vida aumentou, e consequentemente a população idosa no Brasil. A estrutura etária de um país não deve ser um problema, mas uma realidade demográfica que necessita de políticas públicas adequadas para seu gerenciamento.”

Portanto, a viralização desta notícia não apenas entreteve muitos internautas, mas também gerou uma reflexão importante sobre a evolução da nossa sociedade e as mudanças na percepção da idade ao longo das décadas.

Compartilhe este artigo
adbanner