Tiras clássicas de jornal

sergio mhais vinheta-gazeta-do-bairro

sergio2-gazeta-do-bairroO Menino Amarelo
As tiras de jornal foram a primeira forma de publicação das histórias em quadrinhos. A importância desse tipo de publicação é imensurável. As tiras são um atrativo para o grande público, e a iniciação das crianças para a leitura dos diários.
A considerada primeira tira continuada dominical, entenda-se com personagem fixo, surgiu em 1895 no diário nova-iorquino The World dirigido por Joseph Pulitzer, e foi batizada pelo público leitor pelas características de seu personagem principal, The Yellow Kid, ou O Menino Amarelo.

Criada por Richard Outcault O Menino Amarelo era uma história situada na favela (The Hogan’s Alley), e mostrava as estripulias do personagem com os demais moradores do local e as panfletagens do autor. A tira continha poucos balões e as mensagens ácidas de texto apareciam no pijama do personagem.
Apesar do sucesso de público, o cenário paupérrimo da tira unido ao fato de ser veiculada em um jornal sensacionalista, gerou muitas críticas dos conservadores e formadores de opinião e deu origem ao termo Imprensa Amarela, que no Brasil é conhecido por Jornalismo Marrom.

A tira foi motivo de disputa judicial entre os maiores editores de jornal da época, Pulitzer e Willian R. Hearst. Pela indecisão do litígio a tira não teve longa duração nas mãos de seu criador, que apenas experimentou novo sucesso com outro personagem, Buster Brown, outro garoto peralta, só que desta vez rico.

 

Compartilhe este artigo

WhatsApp

Sair da versão mobile