Super-Heróis – Capítulo 8 Revisões do Código de Ética

sergio maior-gazeta-do-bairro

sergio menor3-gazeta-do-bairroA forte concorrência do mercado de quadrinhos de super-heróis entre a Marvel e a DC, a partir da criação da Marvel no começo dos anos 1960, fez com que cada uma buscasse cada vez mais impressionar o seu público, obrigatoriamente isso passava por uma melhor elaboração de roteiros e ideias.
Já no final da década, foi encomendado pelo governo à Marvel uma história em quadrinhos que tratasse do tema das drogas com os jovens em uma revista do Homem-Aranha. Tal tema estaria em desacordo com as regras do Código de Ética auto imposto pelas editoras, a concorrência da Marvel não permitiu e a editora produziu a revista sem o selo do Código.
sergio menor1-gazeta-do-bairroA resposta da DC foi na mesma medida com abordagem de temas polêmicos como drogas, degradação ambiental, racismo, falhas nas instituições públicas, hiiperpopulação, exploração do ser humano, drogas em roteiros altamente qualificados.
As boas respostas por parte da crítica dessas histórias fez com que as editoras e o mercado percebessem que o Código de Ética e suas regras estavam em defasagem com o gosto dos leitores. Foi assim que os super-heróis começaram a jornada para vencer seu mais forte inimigo, o preconceito da mídia e do público.
Todo esse movimento da indústria coincidiu com o fato de que os americanos não deixavam o hábito da leitura dos quadrinhos quando entravam na faculdade. O Código de Ética passou aser revisto até ser abolido totalmente pelas editoras até o início dos anos 2000.

Compartilhe este artigo
adbanner