Sistema de Resíduos Sólidos paranaense ficará mais completo

sistema 1-gazeta-do-bairro

sistema%201-gazeta-do-bairro

O Governo do Paraná está modernizando o Sistema Estadual de Informações de Resíduos Sólidos. A apresentação do novo banco de dados que deve ser preenchido pelos municípios com informações sobre os serviços de coleta e tratamento de lixo, foi feita nesta quinta-feira (14), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para representantes de 40 municípios que integram o R20.

O R20 é um grupo de trabalho formado por representantes dos municípios paranaenses com o objetivo de trocar informações e acompanhar o trabalho da Sema. O grupo foi criado pelo Governo do Estado para ajudar na busca de soluções para coleta seletiva, reciclagem de materiais, logística reversa e outras alternativas.

O Sistema online é um banco de dados administrado pela Celepar em parceria com a Sema. Nele, cada município paranaense lança informações operacionais como quantidade de lixo recolhido, custos e forma de destinação do material. “É como um raio-x do que acontece com o lixo do município. A meta agora é ampliar essa rede para os 399 municípios paranaenses”, explica o coordenador de resíduos da Secretaria, Vinício Bruni.

A adesão do município ao sistema é voluntária e para ampliar a participação a Sema fará parcerias com as Universidades Estaduais e com os Escritórios Regionais. “São instituições que estão na ponta e podem diretamente conversar e explicar o sistema aos gestores municipais”, disse Bruni.

Mais prático: O Sistema Estadual de Informações de Resíduos Sólidos foi lançado em 2012 e hoje conta com 209 municípios cadastrados. Nesta nova versão, o sistema será mais completo, contendo dados sobre a quantidade de equipamentos para os serviços prestados, quantidade de resíduos que são recolhidos, detalhes sobre os aterros existentes.

A atualização do novo sistema paranaense deve estar disponível no site da Sema/PR no começo de junho.

O Sistema Estadual de Informação de Resíduos Sólidos Urbanos foi baseado no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Governo Federal, considerado o maior e mais importante banco de dados do setor de saneamento brasileiro.

Descentralização– Durante o encontro do R20, os municípios de União da Vitória e Guarapuava, aproveitaram para compartilhar experiências sobre fiscalização de resíduos sólidos, além de apresentarem projetos de sucesso que possam servir de exemplo para outros municípios. 

 

 

Compartilhe este artigo

WhatsApp

Sair da versão mobile