Regionais organizam atos cívicos para comemorar a Semana da Pátria

desfile web-gazeta-do-bairro

Este ano comemoramos o aniversário de 196 anos da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, e as administrações regionais de Curitiba estão preparando uma programação especial para esta data histórica. O pontapé inicial desses eventos começou no dia 24, com um evento em celebração ao Dia do Soldado na Praça Rui Barbosa, Matriz.

As atividades cívicas prosseguem nas demais regiões da cidade. No Boqueirão, a celebração começa nesta sexta-feira (31/8) na própria Rua da Cidadania do Carmo. Haverá um desfile e incorporação da bandeira, apresentação de fanfarras e Guarda Mirim das escolas da região. No sábado (1/9), as mesmas atividades serão feitas na Regional Portão/Fazendinha, que também contará com desfiles cívicos e apresentações de fanfarras.

No domingo (2/9), a Regional Pinheirinho vai promover o XIX Desfile Cívico da Rua da Cidadania. O tema deste ano é “Empreendedorismo Social: Transformando Vidas”. Será feita uma homenagem a Pedro Joanir Zonta, fundador da rede de supermercados Condor.

- Publicidade -

Militares da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, do Pinheirinho, também vão desfilar em homenagem à pátria.

Na segunda-feira (3/9) será a vez das comemorações no Cajuru e na Cidade Industrial de Curitiba. Na CIC, a rua da cidadania recebe escolas e a Banda Lyra fazendo a abertura das comemorações.

As regionaís Santa Felicidade e Bairro Novo irão fazer os festejos da Independência na quarta-feira (5/9).  Escolas vão participar do desfile cívico. Para encerrar as comemorações da Semana da Pátria, Boa Vista e Tatuquara organizam seus atos cívicos em suas respectivas ruas da cidadania na quinta-feira (6/9).


Confira a programação em cada regional:

Boqueirão – 31/8 – 15h

Incorporação da bandeira

- Publicidade -

Desfile cívico na Rua da Cidadania, com Polícia Militar, bombeiros, Guarda Mirim, escolas Tereza Matsumoto e Guilherme Butler e também a fanfarra da escola Érico Veríssimo e atletas da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Boqueirão.

Local: Rua da Cidadania do Carmo – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430


Portão/Fazendinha – 1/9 – 10h

Desfile com a participação de escolas municipais, estaduais, particulares, CMEIs, associações de bairro e militares. A Banda Lyra e fanfarras militares também farão apresentações.

Local: Avenida Frederico Lambertucci, esquina com a Rua Fernando Souza Costa – Fazendinha


Pinheirinho – 2/9 – 9h

Desfile Cívico Militar temático: “Empreendedorismo Social: Transformando Vidas”.

Participação de fanfarras, Banda Lyra, escolas da região, além das autoridades locais e representantes de secretarias municipais.

Participam militares do Comando da 5ª Divisão do Exército – Pinheirinho

Local: Rua da Cidadania Pinheirinho – Avenida Winston Churchill, 2033


Cajuru – 3/9 – 11h

Antes da cerimônia, haverá uma programação especial para crianças. Elas serão divididas em quatro grupos, que passarão por quatro atividades distintas, em forma de circuito com previsão de chegada às 9h. O circuito abrange:

1) Apresentação de cachorros da Guarda Municipal

2) Exposição de viaturas/equipamentos – Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros

3) Oficina de Peteca e Slackline

4) Passeio pela Rua da Cidadania para conhecer os espaços, a estrutura

A cerimônia começa às 11h, com o desfile das crianças, terminando com hasteamento da bandeira.

Local: Rua da Cidadania Cajuru – Avenida Mauricio Fruet, 2150


Cidade Industrial – 3/9 – 15h

O evento na Cidade Industrial abre a Semana da Pátria, com a participação de escolas da região, Banda Lyra e autoridades.

Local: Rua da Cidadania CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460

Tatuquara – 4/9 – 10h30

Desfile cívico no pátio interno da Rua da Cidadania do Tatuquara, com o horário previsto para às 10h30. Participam quatro escolas municipais e dois CMEIs.

Local: Rua da Cidadania Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n°


Santa Felicidade – 5/9 – 10h

Ato cívico começa às 10h com a presença da Guarda Municipal e a Guarda Mirim da Escola Vinhedo, além apresentações das fanfarras da Escola Santo Inácio e da APAE Santa Felicidade. Também estarão presentes escolas municipais e estaduais da região.

Haverá também apresentação de ginástica da escola Frei Junior Moreira, uma apresentação de dança da escola Ana Hella e uma coreografia especial da Escola João Stival.

Local: Rua da Cidadania Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213


Bairro Novo- 5/9 – 15h

O evento cívico com abertura na rua da cidadania começa às 15h com a presença de autoridades locais. Em seguida, acontece um desfile cívico com alunos da rede municipal da região pelas ruas do bairro.

Locais: Rua da Cidadania – Rua Tijucas do Sul, 1700

Desfile – na Rua Tijucas do Sul, trecho entre a Rua Lupionópolis e a Rua Paulo Rio Branco de Macedo

Compartilhe este artigo
adbanner