Qual a função da medicina do trabalho?

Inicialmente vamos a história de medicina do trabalho para entendermos qual o motivo de existir esta especialidade.
Antigamente eram comum muitos dos trabalhadores adoecerem pelo exercício de suas atividades. Já existem relatos médicos de Hipocrates que foi considerado o pai da medicina, mas foi um médico conhecido com Bernardino Ramazzini na cidade de Pádua na Itália que descreveu o primeiro livro sobre doenças ocupacionais conhecido como De Morbis Artificum Diatriba (Doenças do Trabalho) que relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por operários em 52 ocupações diferentes. Este foi um dos trabalhos pioneiros e base da medicina ocupacional, que desempenhou um papel fundamental em seu desenvolvimento.
Na época da Revolução Industrial, alguns médicos tambem analisaram os varios motivos pelos quais o ser humano era submetido a trabalhos atualmente considerados desumanos, como jornada de 14 até 16 horas em um dia inclusive para mulheres e crianças.
No Brasil não foi diferente, os médicos começaram inicialmente a tratar os funcionarios de algumas empresas de doenças gerais e aonde constatavam tambem alguns dos motivos laborais de afastamento dos trabalhadores das empresas, sendo o santista Osvaldo Paulino um dos maiores estudiosos e que iniciou o academissismo da medicina do trabalho neste país.
Medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto, motivo pelo qual todos os trabalhadores devem passar regularmente por exames médicos quando entram nas empresas, periodicamente e quando se desligam das mesmas.
Na próxima edição vamos informar aos leitores desta coluna alguns dos mais importantes temas da medicina do trabalho.

*Dr. Leslie Marc d’Haese é Médico Especialista do Trabalho, Médico do Trabalho e Médico Perito na cidade de Curitiba, sendo também membro do Rotary Club Curitiba Sítio Cercado.

Compartilhe este artigo
adbanner