PROJETO VIDA – Parte 1 O poder transformador da Educação

fernando lendo-gazeta-do-bairro

Como transformar nossa realidade? Pensando a respeito, o Projeto Vida percebeu que para se alcançar esse objetivo, deve-se investir na educação de quem ainda está decidindo seu papel na sociedade: crianças e adolescentes. Para isso, desde 2009 existe a Escola Social, que atende cerca de 200 crianças e adolescentes com diversas atividades. A Escola Social do Projeto Vida localiza-se na sede da instituição, no CIC, em Curitiba.
fernando lendo-gazeta-do-bairroAli, voluntários têm a oportunidade de compartilhar suas habilidades – dança, música, teatro, esportes, informática – e também valores de vida, caminhos a serem seguidos, tornando-se uma referência e uma oportunidade de mudar a trajetória de cada um. A Educação, na Escola Social, é vista de forma completa: além das habilidades convencionais: como português e matemática, os alunos devem desenvolver também competências sócio-emocionais, como por exemplo autoconhecimento, capacidade de resolver conflitos, relacionamento interpessoal e tomada de decisões.
Dentro de uma educação, a cultura é reconhecidamente transformadora. No Projeto Vida, diversos tipos de talentos artísticos têm espaço: música, dança, teatro e graffiti. Existe a Companhia de Dança – fernando danca-gazeta-do-bairroArteMove, a Companhia de Teatro – T’átrios que muito mais do que apenas preencher o tempo vago, ensina técnicas e valores para eles, e na área de música, a Banda Sinfônica Vila Barigui é uma conquista, sendo que muitos dos alunos iniciaram aqui desde a teoria musical.

 

 

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner