Profissão Empresário

 

Emerson dos Santos

Empresa têm de decidir seu regime tributário
Todo Empresário deve ter uma assessoria tributaria participativa para escolher anualmente o regime de tributação ao qual a empresa deve participar no exercício seguinte, pra isto a assessoria precisa de dados  consistentespara simular um planejamento ideal.

- Publicidade -

Neste ano de 2010 as empresas têm até 29/01/2010.
Com o fim do ano e inicio de um novo exercício é um momento único para planejar o próximo exercício fiscal. Se deixar para a última hora, a falta de análise prévia poderá trazer prejuízos, dentro do planejamento. É interessante fazer simulações fiscais e verificar se é possível adotar outro regime e reduzir sua carga tributária, com isto reduz custo e aumenta lucratividade.

Regime Tributário – Três tipos são aceitos pela Receita Federal. O primeiro é o Lucro Real, calculado com base parte no faturamento, parte no resultado; os demais são: o Lucro Presumido e o Simples Nacional, que têm como índice a receita. O chamado Super-Simples, embora com alíquotas relativamente baixas (4% a 12%), é progressivo de acordo com a faixa da empresa. Tem de comparar. Mesmo para o micro-empreendedor, dependendo de sua atividade o Simples Nacional nem sempre é o mais vantajoso, o regime fiscal escolhido tem efeito o ano todo podendo ser desastroso.

Carga Tributaria – A expectativa quanto à carga tributária para 2010, como nos anos anteriores, continua alta. Não haverá reduções. “O que aumentará para as empresas será o volume de negócios, principalmente as do campo esportivo [por causa da Copa do Mundo e das Olimpíadas], o que fará com que cresça o lucro e, assim, a arrecadação de impostos”.
Não se imagina que, em 2010, haja grandes reduções de impostos. Neste ano, já houve benefícios para alguns setores, como no caso do IPI para venda de automóveis, a intenção do poder tributário é manter a carga para aumentar a arrecadação.

Estamos iniciando um novo ano de trabalho, em busca de nossos ideais e realizações, creio que todos os empresários e empresas que buscarem o caminho da informação estarão vencendo e tendo sucesso em 2010.
Conte com nossa assessoria contábil e tributária
para cumprir está missão.
e-mail [email protected]

Coluna Emerson-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner