Ômega 3: Por que consumir este ácido graxo? Curiosidades

A gordura do peixe é saudável?

Ômega 3

Por que precisamos consumir este ácido graxo?

Curiosidades

O ômega 3 é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele é chamado de essencial porque nosso corpo não é capaz de produzi-lo, sendo necessário obtê-lo por meio da alimentação ou de suplementos.

Existem três tipos principais de ômega 3: o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). O ALA é encontrado em alimentos de origem vegetal, como sementes de linhaça, chia e nozes. Já o EPA e o DHA são encontrados em peixes de água fria, como salmão, sardinha e atum.

O consumo regular de ômega 3 traz diversos benefícios para a saúde. Ele auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares. Além disso, o ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para a redução de processos inflamatórios no organismo.

Estudos também mostram que o ômega 3 pode auxiliar no combate à depressão e ansiedade, melhorar a saúde cerebral e prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, ele também é importante para a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos.

Para obter os benefícios do ômega 3, é recomendado consumir alimentos ricos nesse ácido graxo regularmente. Caso não seja possível obter a quantidade necessária por meio da alimentação, é possível recorrer a suplementos de ômega 3, sempre com orientação de um profissional de saúde.

Portanto, incluir o ômega 3 na dieta é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo e prevenir diversas doenças. Consulte um profissional de saúde para saber a quantidade adequada para o seu caso e desfrute dos benefícios desse importante ácido graxo.

Fonte: gazetadobairro.com.br

Lembre de compartilhar este post.

Acompanhe mais Notícias de Curitiba, Notícias do seu bairro e Curiosidades aqui na gazetadobairro

Fonte: Brasil Escola

Compartilhe este artigo

WhatsApp

Sair da versão mobile