O exemplo está ao lado

A realidade social e o comportamento das pessoas não mudam do dia para a noite. Um exemplo prático e na “moda” (por isto utilizado em exaustão pela maioria dos grandes veículos de comunicação) é em relação á obesidade. Então vamos usar aqui também.
Pois bem, com exceção de quem tem problema de saúde, o aumento do peso é causa direta da quantidade e da qualidade do alimento ingerido. Também a violência, mesmo que sempre atinge pessoas de bem, em geral, está mais presente no meio daqueles que convivem ou praticam esta mesma violência.
Assim como a obesidade, a violência e a criminalidademarginalidade precisa ser combatida em sua raiz, primeiro pela família e ao mesmo tempo pela mais antiga das práticas, que é a educação. Hoje, inclusive, a edução formal precisa se estruturar para cobrir a lacuna deixada pelas famílias desestruturadas.
Educação alimentar é mais que seguir uma receita para emagrecer. Ela é apresentada pelos profissionais mais racionais como uma série de informações que, em geral iniciam sim na mesa, mas só se consolidam diante de uma mudança de postura e comportamento diante da vida.
A mudança social também exige alteraçao da atual postura diante da realidade que nos cerca; a principal, segundo especiaistas é em relação ao vizinho.
A comunidade organizada tem mais chance de evitar e até mesmo rechaçar muitas das ameaças que rondam suas casas e locais de trabalho. E é assim que uma comunidade do Pinheirinho está levando não apenas seu exemplo, mais seu desabafo para as autoridades policiais. Buscando a ajuda oficial, partem para a organização. Sem revolta lutam para conseguir mais segurança e a possibilidade de uma vida digna para si e para seus filhos.
É imprescindível destacarmos a mobilização deste grupo que na semana passada reuniu mais de 300 pessoas na Capela Nossa Senhora da Consolação no Pinheirinho. E, mais que isto, participar da convocação feita na oportunidade para que todos participem no próximo dia 6 de agosto da formação do Conselho de Segurança para atuar em nome destas pessoas que querem solução e estão dispostas a dar sua parcela de colaboração antes de ficar apenas criticando. Vamos apoiar sempre iniciativas como esta, insistindo para que as autoridades, antes de encher nossas ruas de policiais, como muitos defendem, criem oportunidades efetivas de educação para nós e para nossos filhos e passem a agir como exemplo trabalhando em prol do bem comum.
Só assim podemos sonhar com menos marginais nas ruas, pois, a continuar neste caminhar, nem toda a polícia do mundo vai ser suficiente pra nos proteger.

Compartilhe este artigo
adbanner