“Novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos Veterinários do Tecpar avança com 15% de execução”

Obra do laboratório de insumos veterinários do Tecpar chega a 15% de execução

Início da construção do novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários

A obra do novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) teve início em maio de 2023 e já alcançou 15% de execução. Essa nova planta será responsável pela fabricação de insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovina, e conta com um investimento de R$ 41,5 milhões feito pelo Governo do Estado.

Localização e previsão de conclusão

O novo laboratório está sendo construído no câmpus CIC do Tecpar, em Curitiba, e tem previsão de ser concluído no início de 2025. Com uma área total de cerca de três mil metros quadrados, a unidade terá capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano.

Meta do Plano de Governo

A construção desse laboratório para pesquisa e produção de insumos veterinários é uma das metas do Plano de Governo para o Tecpar, conforme destaca o diretor-presidente Celso Kloss. Os kits diagnósticos serão utilizados no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

- Publicidade -

Com a implantação dessa nova unidade, o Tecpar reforça sua atuação como braço de pesquisa e desenvolvimento no Estado e apoia a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. O instituto está determinado a atender os objetivos definidos pelo Governo do Estado.

Insumos veterinários produzidos pelo Tecpar

O Tecpar será responsável pela produção de sete insumos veterinários, são eles:

  • Tuberculina PPD bovina
  • Tuberculina PPD aviária
  • Antígeno acidificado tamponado (AAT)
  • Prova lenta (PL) em tubos
  • Anel do leite Ring Test (RT)
  • Kit para diagnóstico da brucelose ovina
  • Kit para diagnóstico da leucose bovina

Tecnologia BIM

O Tecpar é a primeira instituição do Estado a utilizar a ferramenta BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) para a execução de uma planta farmacêutica de produção complexa. Essa metodologia permite a criação de projetos inteligentes por meio da simulação e construção virtual de empreendimentos, garantindo maior assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros.

Recursos para a construção

Os recursos para a construção da planta são provenientes do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), para o financiamento de projetos em áreas estratégicas do Paraná.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

- Publicidade -

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Compre Soro Vital Vello Fahion Gold – Fashion Gold

Compartilhe este artigo
adbanner