Bairros de Curitiba

bairros curitiba - gazetadobairro
bairros curitiba - gazetadobairro

Descubra os Encantos de Curitiba: Conheça os Bairros e Mapa de Curitiba

Curitiba, a capital do estado do Paraná, é uma cidade encantadora que combina modernidade e preservação ambiental. Conhecida por sua eficiência em transporte público, áreas verdes, parques e praças com uma limpeza impecável e planejamento urbano, a cidade oferece uma qualidade de vida invejável. Alguns até chamam Curitiba de Cidade européia no Brasil

Neste post, vamos mergulhar na diversidade de Curitiba e apresentar os 75 bairros que compõem a cidade. Explore o mapa abaixo para visualizar a localização de cada bairro.

Mapa bairros curitiba
Mapa dos Bairros de Curitiba

Guia Completo de Curitiba: Explore os Encantos da Cidade por Região

Curitiba, a capital do estado do Paraná, é uma cidade fascinante que oferece uma ampla gama de atrações e experiências para os visitantes. Neste guia completo, vamos explorar Curitiba por região, destacando os principais bairros e pontos turísticos em cada área.

- Publicidade -

1. Centro

O Centro de Curitiba é o coração da cidade, onde você encontrará a maioria dos edifícios históricos e atrações culturais. Alguns dos pontos turísticos imperdíveis incluem o Teatro Guaíra, a Catedral Basílica de Curitiba, o Largo da Ordem e a Rua das Flores.

2. Batel e Bigorrilho

A região de Batel e Bigorrilho é conhecida por sua atmosfera sofisticada e suas opções de compras e entretenimento. A Avenida Batel é famosa por suas lojas de grife, restaurantes requintados e vida noturna agitada. Não deixe de visitar o Shopping Pátio Batel e o Parque Barigui.

3. Água Verde e Vila Izabel

Água Verde e Vila Izabel são bairros residenciais charmosos, repletos de ruas arborizadas e tranquilas. Aqui, você encontrará o Jardim Botânico, um dos cartões-postais mais famosos de Curitiba, e o Shopping Curitiba, com suas opções de compras e restaurantes.

4. Santa Felicidade

Santa Felicidade é o lugar perfeito para os amantes da gastronomia italiana. Neste bairro, você encontrará uma grande variedade de restaurantes italianos tradicionais, onde poderá saborear deliciosas massas, polentas e vinhos. Não deixe de visitar a Vinícola Durigan e o Memorial da Imigração Italiana.

5. São Francisco e Centro Cívico

As regiões de São Francisco e Centro Cívico são marcadas por seus prédios governamentais, praças e museus. Não deixe de visitar o Museu Oscar Niemeyer, conhecido como “Museu do Olho”, e o Passeio Público, o parque mais antigo de Curitiba. Além disso, você poderá desfrutar de belas vistas panorâmicas da cidade do mirante da Torre Panorâmica.

  • Passeio Público

O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba e está localizado na região central da cidade. Fundado em 1886, é um lugar encantador para um passeio tranquilo e contato com a natureza. O parque oferece lagos com pedalinhos, jardins bem cuidados, pontes, playgrounds e uma diversidade de animais, incluindo aves e tartarugas.

- Publicidade -

Além disso, o Passeio Público conta com uma charmosa estrutura arquitetônica, como o Portal Polonês e o coreto, que são cenários perfeitos para fotos. O local também abriga o Museu de Ciências Naturais, onde é possível conhecer mais sobre a história natural da região.

6. Parque Barigui e Ecoville

A região do Parque Barigui e Ecoville é perfeita para os amantes da natureza. O Parque Barigui é um dos maiores parques urbanos da cidade, com lagos, trilhas e uma área de lazer. O bairro Ecoville também oferece uma atmosfera tranquila e muitas opções de áreas verdes e espaços de convivência.

  • Parque Barigui

O Parque Barigui é um dos maiores parques urbanos de Curitiba e um dos principais pontos de lazer da cidade. Com uma extensa área verde, lagos, ciclovia e espaços para piqueniques, o parque é perfeito para atividades ao ar livre e momentos de relaxamento em meio à natureza.

7. Santa Cândida e Tingui

Se você está em busca de áreas mais calmas e espaços verdes, Santa Cândida e Tingui são as opções ideais. Aqui, você encontrará o Parque Tingui, com seus belos jardins e o Memorial Ucraniano, que homenageia a cultura ucraniana presente na região.

  • Parque Tingui

O bairro de Santa Cândida abriga o Parque Tingui, um local encantador que mescla áreas verdes, trilhas para caminhada, jardins e um lindo memorial ucraniano. Além disso, o bairro também oferece opções de gastronomia local e uma atmosfera tranquila e acolhedora.

6. Região Sul

A Região Sul de Curitiba é uma área diversificada e repleta de atrações interessantes. Aqui estão algumas informações sobre os bairros e pontos turísticos desta região:

Os bairros da Região Sul de Curitiba estão em meio a uma mistura única de áreas verdes, parques, opções de lazer e vida urbana. É uma ótima opção para quem busca um equilíbrio entre o contato com a natureza e a conveniência da cidade.

Tatuquara

Localizado na região sul, o bairro Tatuquara abriga o Parque do Tatuquara, uma área de preservação ambiental com trilhas, mirantes e uma rica diversidade de fauna e flora. É um lugar perfeito para os amantes da natureza explorarem e desfrutarem de paisagens deslumbrantes.

Pinheirinho

O bairro Pinheirinho é conhecido por ser uma região comercial movimentada, com diversas opções de lojas, shoppings e centros de compras. Além disso, o bairro abriga o Jardim Ambiental, um espaço com área verde, playgrounds e trilhas para caminhadas.

Sítio Cercado

O bairro Sítio Cercado é uma das regiões mais populosas de Curitiba, localizado na Região Sul da cidade. Com uma atmosfera vibrante e comunidade acolhedora, o Sítio Cercado oferece uma variedade de serviços, comércios e opções de lazer para os seus moradores.

O destaque do bairro é o Parque Atuba, uma extensa área verde com trilhas para caminhada, quadras esportivas, playgrounds e espaços para piqueniques. É um lugar perfeito para aproveitar atividades ao ar livre e desfrutar de momentos de relaxamento em meio à natureza.

Além disso, o Sítio Cercado também conta com uma diversidade gastronômica, com restaurantes, lanchonetes e bares que oferecem opções para todos os gostos.

Boqueirão e Alto Boqueirão

O bairro Boqueirão, localizado na Região Sul de Curitiba, é um dos bairros mais populosos da cidade. Ele abriga uma variedade de comércios, serviços e opções de lazer para os moradores.

Uma das principais atrações do Boqueirão é o Bosque Reinhard Maack, um parque com uma área verde preservada, trilhas para caminhada e uma ampla diversidade de espécies de árvores. É um ótimo local para relaxar, fazer um piquenique e conectar-se com a natureza.

Na região do Alto Boqueirão, destaca-se o Zoológico de Curitiba, uma atração imperdível que oferece aos visitantes a oportunidade de observar diferentes espécies de animais em um ambiente natural e educativo.

Além disso, o bairro Boqueirão também possui uma ampla oferta de serviços, como shoppings, restaurantes, escolas e hospitais, proporcionando uma ótima infraestrutura para seus moradores.

  • Zoológico de Curitiba

O Zoológico de Curitiba, oficialmente conhecido como Parque Zoológico Municipal de Curitiba, é uma atração imperdível na cidade. Localizado no bairro Alto Boqueirão, na Região Sul, o zoológico abriga uma grande variedade de animais, proporcionando aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a fauna e a conservação da biodiversidade.

Os visitantes podem explorar o zoológico em trilhas bem sinalizadas, onde encontrarão diferentes espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Além disso, o local também oferece atividades educacionais e interativas, como palestras e apresentações de animais.

Todos os Bairros de Curitiba

Aqui estão os nomes dos 75 bairros de Curitiba:

Aqui está a lista dos bairros de Curitiba em ordem alfabética:

      1. Abranches

      2. Água Verde

      3. Ahú

      4. Alto Boqueirao

      5. Alto da Glória

      6. Alto da Rua XV

      7. Atuba

      8. Augusta

      9. Bacacheri

      10. Bairro Alto

      11. Barreirinha

      12. Batel

      13. Bigorrilho

      14. Boa Vista

      15. Bom Retiro

      16. Boqueirão

      17. Butiatuvinha

      18. Cabral

      19. Cachoeira

      20. Cajuru

      21. Campina do Siqueira

      22. Campo Comprido

      23. Campo de Santana

      24. Capão da Imbuia

      25. Capão Raso

      26. Cascatinha

      27. Caximba

      28. Centro

      29. Centro Cívico

      30. Cidade Industrial de Curitiba

      31. Cristo Rei

      32. Fanny

      33. Fazendinha

      34. Ganchinho

      35. Guabirotuba

      36. Guaíra

      37. Hauer

      38. Hugo Lange

      39. Jardim Botânico

      40. Jardim das Américas

      41. Jardim Social

      42. Juvevê

      43. Lamenha Pequena

      44. Lindóia

      45. Mercês

      46. Mossunguê

      47. Novo Mundo

      48. Orleans

      49. Parolin

      50. Pilarzinho

      51. Pinheirinho

      52. Portão

      53. Prado Velho

      54. Rebouças

      55. Riviera

      56. Santa Cândida

      57. Santa Felicidade

      58. Santa Quitéria

      59. Santo Inácio

      60. São Braz

      61. São Francisco

      62. São João

      63. São Lourenço

      64. São Miguel

      65. Seminário

      66. Sítio Cercado

      67. Taboão

      68. Tarumã

      69. Tatuquara

      70. Tingüi

      71. Uberaba

      72. Umbará

      73. Vila Izabel

      74. Vista Alegre

      75. Хахіm

Bairros por regionais

Bairro Novo

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Bairro Novo (IBGE-IPPUC/2010)[3][1][5]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Ganchinho11,203 6673 6587 3251 921767,35
Sitio Cercado11,1250 63151 779102 41027 914934,95
Umbará22,477 2807 31514 59517 064908,70

Boa Vista

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Boa Vista (IBGE-IPPUC/2010)[3][1][6]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Abranches4,325 4635 70211 1653 1541 009,67
Atuba4,276 1566 47612 6323 6271 211,60
Bacacheri6,9810 76212 34423 1067 1073 029,00
Bairro Alto7,0220 24421 78942 03312 0711 211,60
Barreirinha3,738 0798 94217 0215 0241 272,18
Boa Vista5,1413 67715 71429 3919 2121 817,40
Cachoeira3,073 8113 9277 7382 091908,70
Pilarzinho7,1313 35814 54927 9077 8831 211,60
Santa Cândida10,3313 50414 36627 8707 9371 211,60
São Lourenço2,262 6112 9455 5561 6032 423,20
Taboão1,721 3011 3672 6687511 009,67
Tarumã4,173 3963 6497 0452 0153 029,00
Tingui2,115 4966 06811 6543 4951 615,47

Boqueirão

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Boqueirão (IBGE-IPPUC/2010)[3][1][7]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Alto Boqueirão12,1124 82426 33151 15514 3011 110,63
Boqueirão14,8033 15835 33768 49519 7501 413,53
Hauer4,026 5817 27013 8514 2401 615,47
Xaxim8,9226 74727 94454 69115 4821 211,60

Cajuru

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Cajuru (IBGE-IPPUC/2000)[3][1][8]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Cajuru11,5543 72746 05789 78414 301793,75
Capão da Imbuia3,169 93311 04320 9766 2091 147,78
Guabirotuba2,635 0295 64910 6783 0681 720,98
Jd. das Américas3,876 6997 26713 9663 9372 304,19
Uberaba14,0929 41830 92060 33815 482952,14

Cidade Industrial de Curitiba (CIC)

Bairros oficiais de Curitiba – CIC (IBGE-IPPUC/2000)[3][1][9]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Augusta8,841 8021 8153 617995619,54
Cidade Industrial43,3876 94280 519157 46143 494639,09
Riviera2,3610010320362423,13
São Miguel7,002 5122 3994 9111 247409,43

Fazendinha-Portão

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Fazendinha-Portão (IBGE-IPPUC/2000)[3][1][10]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Água Verde4,7622 54627 32049 86617 0453 332,57
Campo Comprido8,5510 26411 37421 6386 6491 216,71
Fanny2,003 8054 0617 8662 2931 189,54
Fazendinha3,7212 75113 37126 12212 071833,84
Guaíra2,326 8597 40914 2684 1871 235,61
Lindoia1,184 0124 3318 3432 368809,46
Novo Mundo5,9920 62822 37142 99912 9171 040,40
Parolin2,255 8016 18111 9823 3071 365,48
Portão5,7019 09221 64340 73513 1831 722,89
Santa Quitéria2,095 5326 18811 7203 4071 487,95
Vila Izabel1,214 9935 95610 9497512 438,13

Matriz

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Matriz (IBGE-IPPUC/2000)[3][1][11]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Ahú1,845 1176 03111 1483 6082 827,81
Alto da Glória0,882 5133 0755 5882 1253 263,47
Alto da XV1,503 8354 8488 6833 0842 612,08
Batel1,765 1266 65211 7783 9385 120,73
Bigorrilho3,5012 35914 76827 1279 9373 792,68
Bom Retiro1,942 5863 0475 6331 7802 132,75
Cabral2,045 8155 90511 7203 7743 914,15
Centro3,3013 96118 66232 62314 5762 221,51
Centro Cívico0,972 0292 7384 7671 9582 878,11
Cristo Rei1,466 1477 17813 3255 1282 603,13
Hugo Lange1,151 4431 7243 1671 0103 119,76
Jardim Botânico2,772 8133 3406 1531 9801 885,75
Jardim Social1,892 8933 1926 0851 6744 606,60
Juvevê1,234 9956 28611 2813 9943 435,48
Mercês3,286 3157 77414 0894 6812 475,33
Prado Velho2,433 5063 5787 0841 854766,57
Rebouças2,987 1368 48215 6185 8132 180,47
São Francisco1,362 8633 5726 4352 1982 309,05

Pinheirinho

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Pinheirinho (IBGE-IPPUC/2000)[3][1][12]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Campo de Santana21,573 6963 6397 3351 961564,95
Capão Raso5,0616 58617 79034 37610 320977,19
Caximba8,171 2521 2232 475631525,34
Pinheirinho10,7313 35814 54927 90713 839707,30
Tatuquara11,2318 13418 20536 3399 525462,26

Santa Felicidade

Bairros oficiais de Curitiba – Regional Santa Felicidade (IBGE-IPPUC/2000)[3][1][13]
BairroÁrea (km²)HabitantesDomicilios particularesRendimento mensal médio porresponsáveis dos domicílios (R$)
HomensMulheresTotal
Butiatuvinha10,585 3115 44810 7592 9481 135,70
Campina do Siqueira1,693 3793 7297 1082 2381 903,78
Campo Comprido8,5510 26411 37421 6386 6491 216,71
Cascatinha2,579941 0672 0615862 198,43
Lamenha Pequena3,40353348701188665,99
Mossunguê3,382 7512 8775 6281 5862 965,09
Orleans5,123 5023 7587 2602 0771 277,22
Santa Felicidade12,2712 15713 05225 2097 2021 314,67
Santo Inácio2,722 9403 0976 0371 6831 518,26
São Braz5,0111 16311 95623 1196 6001 206,50
São João3,031 4411 5092 9508141 166,03
Seminário2,133 3504 0457 3952 2433 210,65
Vista Alegre3,694 7355 1959 9302 8552 079,83

Curitiba é uma cidade vibrante, com cada bairro oferecendo suas próprias características e peculiaridades. Ao explorar os bairros, você encontrará uma variedade de parques, praças, restaurantes, museus e muito mais.

Se você está planejando visitar ou até mesmo morar em Curitiba, não deixe de explorar esses bairros incríveis. Cada um tem seu próprio charme e contribui para a atmosfera única da cidade.

Esperamos que este guia completo de Curitiba por região tenha despertado seu interesse em explorar todos os encantos da cidade. Lembre-se de planejar sua visita com antecedência, considerando os pontos turísticos, a gastronomia local e as atividades disponíveis em cada região. Divirta-se em sua jornada por Curitiba!

Se você tem alguma experiência para compartilhar ou sugestões de outros bairros a serem incluídos, deixe um comentário abaixo. Estamos ansiosos para ouvir você!

Veja os Parques de Curitiba

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Atualizado Julho 2023

Fontes: Prefeitura de Curitiba, Ippuc, SVN Engenharia e Wikipédia

Compartilhe este artigo
adbanner