Nova usina de reciclagem de embalagens PET vai processar 16 toneladas ao mês

PET-gazeta-do-bairro

PET-gazeta-do-bairro 

Uma nova usina de reciclagem de embalagens PET, com capacidade para processar cerca de 16 toneladas por mês de material está sendo instalada em Curitiba pela Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), projeto idealizado pelo Sindibebidas (Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral, do Vinho e Águas Minerais do Paraná), ligado à Federação das Indústrias do Estado (Fiep).
A Central foi inaugurada em abril deste ano e contou com o investimento de R$1,3 milhão. A proposta socioambiental recebeu o apoio de 50 empresas e pretender envolver 30 associações de catadores de material reciclável. A Fiep também é parceira do projeto através do Sesi e do Senai. Até o momento, 14 associações já se beneficiam da iniciativa. “Evidente que somente esta usina (de embalagens PET) não é capaz de absorver toda a demanda gerada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mas é um exemplo a ser seguido, tanto no modelo desenvolvido quanto no incentivo a investidores que trabalham com reciclagem”, disse o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini Junior.
No Brasil, 55% das embalagens utilizadas são recicladas, colocando o país no segundo no ranking de reaproveitamento de PET. Profissionais explicam que o material pode demorar séculos para se decompor, por isso a importância da separação correta para a reciclagem. No entanto, o presidente do Sindibebidas também reforça que, para resultados ainda melhores, será necessária uma ação conjunta para conscientização da população. “É fundamental que toda a sociedade, entidades, governos, associações e ONGs unam esforços para mudar a cultura da separação de resíduos. Precisamos reduzir o grande volume de material reciclável enviado aos aterros sanitários”, ressalta.

 

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner