Marketing boca a boca e a importância de se trabalhar com dados

Articulista Rodrigo Schvabe - Mercado Binário
Articulista Rodrigo Schvabe - Mercado Binário

Já parou para pensar que quando você está com seus amigos, acaba recomendando os produtos que te satisfazem? Também se deparou com promoções como, “indique um amigo e ganhe descontos”? Pois bem, isso se chama marketing boca a boca ou referral marketing – marketing de indicação. Isso ocorre para que o cliente seja incentivado a divulgar uma marca.
De acordo com um levantamento de pesquisas realizadas pelo Buzzlead, 92% dos consumidores ao redor do mundo destacaram que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Algumas empresas usam o marketing digital – aliado com o marketing boca a boca – para promover seus produtos por meio de seus próprios clientes. Algumas corporações, como Uber, iFood e a 99 fazem uso do marketing de indicação e recompensam com descontos seus consumidores que divulgam a marca para amigos.

Os benefícios do marketing boca a boca
Propaga-se muito rápido
Acelera a velocidade da compra
É confiável
Direcionado
É mais barato

A importância de trabalhar com dados no marketing de indicação
Para fazer bom uso do marketing boca a boca é necessário fazer o uso de dados no marketing, reiterando-se acerca de seu público-alvo e identificando qual a probabilidade de ele recomendar seu produto para um amigo. Existem ferramentas que demonstram essa possibilidade, auxiliando o seu negócio.
Para Keller e Kotler, no livro Administração de Marketing, “a pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa”.
Quando está com seus amigos, você recomenda os produtos que usa? Sim!? Isso é marketing boca a boca ou referral marketing – marketing de indicação.
O funil de McClure é regido por 5 etapas que representam todo o processo de indicação:
Aquisição – Ativação – Retenção – Revenda – Indicação
Com base em um funil, o processo retrata todos os passos que um cliente passa até compactuar com o referral marketing. Assim, entendemos que a utilização de dados no marketing serve para gerar um grande embasamento na tomada de decisões, evitando a precipitação, além de apresentar um raio-x de seus clientes.
Quer saber mais sobre inteligência artificial e robô de marketing? Conheça a Mercado Binário, agência de marketing digital que já utiliza robôs e ferramentas de machine learning para seus clientes. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre marketing digital com inteligência artificial. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.
https://criacaode.site/marketing-boca-a-boca-dados-no-marketing/

- Publicidade -

Se você busca uma agência completa de Marketing Digital
entre em contato com a MercadoBinario.com.br
Fone: 3908-8448
Somos uma agência especialista em criação de site, estratégias de Marketing e SEO.

ccn vidros-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner