Levar vantagem em tudo

Ao me perguntar sobre a origem do grande mal que afeta nossa Nação, trilhei diversos caminhos, sendo que ao final posso dizer que o identifiquei como sendo mais que um vício. Ele é uma maneira de ser e viver. E esta maneira vem consolidando este vício tão pernicioso inserindo-o no dia a dia e na natural necessidade de bem viver da maioria de nós.
O saudável hábito de participação política, por exemplo, quando presente, é visto como um meio de sobrevivência e não de militância em defesa de princípios. Durante a campanha, um verdadeiro batalhão de “militantes” recebem suas diárias para “trabalhar” como cabos eleitorais, panfleteiros, ajudantes gerais, portadores de bandeiras, motoristas e os mais diversos serviços na luta do caça-votos nos poucos dias antes do pleito. Além de tentar empurrar goela abaixo o nome dos candidatos, veladamente, estão comprando votos destes contratados e seus familiares pela gratidão de ter oferecido um trabalho.
Um candidato que se elegeu a vereador há poucos anos me confidenciou com a maior cara de pau que sua estratégia era fazer uma campanha forte nos últimos vinte dias. Para ele uma conta simples: “contrato umas 300 pessoas a 100 reais por dia, por cerca de duas semanas, trabalho bem a ‘consciência’ deles para votarem em mim, depois cada um consegue de 3 a 5 votos de amigos e familiares e chego fácil a mais 1.800 votos na reta final para garantir a eleição. Está defendendo seu emprego e ousa dizer que é um trabalho e que milita em um partido de princípios.
Um trabalho. O Sagrado trabalho sendo transformado. Os princípios, os ideais que deveriam visar interesses comuns são trocados por vantagens pessoais. Os mandatos de representação política que deveriam ser exercidos como mandatos, viram profissão e chegam a ser defendidos como direitos.
É o levar vantagem arraigado na defesa de mais um mandato e mais um. …e depois, como esqueceu sua origem, ficou sem trabalho e sem profissão e passa a se submeter aos “com mandato” para conseguir cargos em comissão.
Veja como são distribuídos os cargos públicos na matéria: “Como são distribuídos os cargos públicos”

 

 

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner