Festival de Teatro de Curitiba: Peça “Benjamin” promove adoção de cães em cena

benjamin maior-gazeta-do-bairro

Após três temporadas de sucesso em São Paulo peça de teatro Benjamin de emigrante armênio, sobre direitos dos animais que promove adoção de cachorro ao final de cada sessão se apresentará no Festival de Curitiba

Peça de teatro sobre direitos dos animais idealizada pelo artista e emigrante armênio Arthur Haroyan arrecadou, nas primeiras três temporadas, mais de uma tonelada de ração doadas para ONGs parceiras e viabilizou adoção de doze cachorros – o rapper Projota foi responsável por uma delas.

benjamin menor-gazeta-do-bairro

A relação do artista armênio Arthur Haroyan com seu cachorro, Raffí, morto em agosto de 2018, inspirou o espetáculo Benjamin, que faz nova temporada a partir do dia 1º de fevereiro, sábado, às 21h, no teatro Giostri Livraria Teatro. Alguns dos temas discutidos na peça são a falta de leis que defendam os animais, precariedades dos abrigos e questões como eutanásia, sacrifício e qualidade de vida. Ao final de cada sessão, um cachorro assistido por uma ONG de proteção aos animais estará disponível para adoção, respeitando todas práticas previstas neste tipo de processo.

- Publicidade -

A peça é a terceira do Grupo ARCA, criado por Arthur, e conta a história de Benjamin(Mário Goes), vira-lata que promove mudanças profundas na vida de Berta (Júlia Marques), mulher que o adota após ser traída pelo marido, Nöah (Lisandro Di Prospero), durante sua lua de mel em Istambul.

benjamin menor1-gazeta-do-bairro

Com a chegada de Benjamin, o público passa a assistir a visão que Berta projeta sobre o animal. Nele, Berta vê um ser humano ideal, que é cuidadoso, otimista, poético, respeitoso e companheiro, tornando-se assim uma metáfora que ilustra sentimentos verdadeiros e o amor genuíno, muito presentes no comportamento dos cachorros.

Quando Nöah reaparece, Benjamin logo passa a ser assistido pelo público sob a ótica do homem, tomando então uma forma não apenas animalizada, mas triste e solitária, já que o cachorro é menosprezado por ele. “Berta enxergava em Benjamin algo que devia existir nos seres humanos, mas normalmente não existe. Já Nöah traz uma outra camada, e logo o assunto central da peça se torna a confiança traída, o abandono e os maus tratos aos animais”, conta Arthur, que também assina a direção da trama.

benjamin menor3-gazeta-do-bairro

Benjamin, que até então interagia, conversava e até dançava valsa com Berta, é deixado de lado, perdendo sua voz e todas características que a relação com a mulher o conferiam. “Benjamin sofre questões ligadas à indiferença do ser humano, tornando-se assim um representante de vários outros animais que passam por situações semelhantes”, completa o artista.

A encenação da peça é realista, exceto pela própria composição do personagem canino, que ganha um figurino futurístico alterado de acordo com a mudança de olhares dos humanos sobre ele. Apesar de não haver nenhum indicativo exato sobre o tempo em que a peça se passa, Benjamin tem ambientação inspirada nos anos 40, com referência ao cinema mudo, à filmografia de Charlie Chaplin e a estrutura do jogo de xadrez, com peças brancas e pretas que se colidem e se misturam durante a partida.

benjamin menor2-gazeta-do-bairro

“O cenário é composto por muitos elementos geométricos e brancos, que vão tomando outras cores após a entrada de Benjamin e mudam novamente depois do retorno de Nöah”, conta Arthur. O dramaturgo e diretor explica que a chegada de Nöah ‘suja’ o ambiente, como se ele trouxesse uma atmosfera venenosa e pesada a um espaço que havia sido colorido por Benjamin.

- Publicidade -

Sinopse Curta

Durante um ataque terrorista em sua lua de mel em Istambul, Berta foi traída pelo seu marido e está à beira do suicídio. A chegada inesperada de Benjamin, um vira-lata, tira Berta do fundo do poço. Mas esta ligação se rompe com a volta de Nöah, seu ex-marido.

Sobre o Grupo ARCA

Benjamin é o terceiro espetáculo do grupo ARCA, coletivo de pesquisas artísticas criado em 2011 por Arthur Haroyan que tem como foco discussões e criações artísticas sobre a República da Armênia. O nome do grupo é inspirado na história bíblica da Arca de Noé, que de acordo com o livro de Gênesis, repousou no monte Ararat após o dilúvio, região localizada na Armênia Histórica. 

O primeiro espetáculo do grupo, 1915, foi baseado na história dos bisavós de Arthur e se ambientava no período do genocídio armênio. O trabalho circulou por diversas cidades, como Santos, Jundiaí e São Paulo, além de ter integrado a programação oficial do centenário do genocídio armênio.

Fora Desse Mundo, segunda peça do grupo, foi escrita a partir de uma viagem de Arthur às montanhas de Cáucaso, também na Armênia, onde o artista teve contato com diversas comunidades isoladas do restante do mundo. De linguagem mais híbrida entre a dança e o teatro, com fortes inspirações da Wuppertal Tanztheater, companhia da coreógrafa alemã Pina Bausch, e na cia francesa Maguy Marin, a peça explora o olhar de uma comunidade para fora de si, onde o que é normal para alguns deixa de ser normal para os outros.Nas duas primeiras peças do Grupo ARCA, Arthur assinou dramaturgia e também esteve em cena. Já Benjamin marca sua estreia como diretor. 

Sobre Arthur Haroyan

Nascido na República da Armênia, Arthur Haroyan, fundador do grupo ARCA, é ator, dramaturgo e professor formado em Artes Dramáticas pela escola Incenna (São Paulo/SP) e bacharel em língua e literatura russa pela Universidade Estadual de Pedagogia da República da Armênia.

Na Armênia, trabalhou como jornalista, tendo cursado no IWPR (Institut for War & Peace Reporting), na sede do Cáucaso, e no teatro  Estadual de Drama na República da  Armênia. Em Porto Velho (RO), realizou  a exposição fotográfica Armênia – 3.000 anos de história e participou do Seminário do Plano Nacional de Cultura. Haroyan teve poesias publicadas na compilação lançada pela Universidade Federal da sua cidade.

É autor e ator da peça 1915, dirigida por Rogério Rizzardi, que entrou em cartaz no teatro Espaço Viga Cênico em 2013/2015, autor e ator da tragicomédia Fora Desse Mundo, dirigida por Kléber Góes, que estreou em 2017 na mostra Fringe, que integrou o Festival Internacional de Teatro de Curitiba. Em São Paulo, a peça entrou em cartaz no Espaço Parlapatões e em seguida no Teatro Municipal Arthur Azevedo.Arthur atuou em mais de 25 peças teatrais na Armênia, no Teatro EstadualHovhannes Abelyan, na sua terra natal, e em diversos espetáculos no Brasil, entre eles: A escolhaAgresteMalandragem S.A. (baseado na peça Ópera do malandro), Orgulho e reconceito1915 e Fora Desse Mundo, entre outras. Atuou no curta-metragem Um gole de conhaque ou um perfume qualquerO que vem depois de adeus e Uma chamada perdida. Possui diversos trabalhos na publicidade nacional e internacional e participações  em novelas brasileiras. Sua história de vida foi destaque no Programa do Jô em 2013 e 2015.

Ficha Técnica

Dramaturgia, direção e cenário: Arthur Haroyan. Elenco: Mário Goes, Júlia Marques e Lisandro Di Prospero. Preparação Corporal: Sidnei Araújo. Figurinos e adereços: Willian Gama e Grupo ARCA. Caracterização: Carol Rossi. Preparação Vocal e Fonoaudióloga: Marília Marques Ramos. Criação de Luz: Georgia Ramos. Composições e Interferências Sonoras: Arthur Haroyan. Hidden Track: Linda Geyman (Rússia). Cenotécnicos: Alfredo Wagner Filho e Rodrigo Briones. Fotografia: Leonardo Santos (Estúdio Meu Ensaio Fotográfico). Arte Gráfica: Rodrigo Briones. Arte das Camisetas e Canecas: Vicente Pavone. Vídeo: Rodrigo Briones, Wellington Oliveira (Videoimagem). 80 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos.

Serviço
Benjamin
APRESENTAÇÕES:  25/03 (Qua) às 20:30
                                 26/03 (Qui) às 11:30
                                 27/03 (Sex) às 17:30
                                 28/03 (Sáb) às 14:30
Local: UNINTER – Polo Divina, Rua do Rosário, 147, São Francisco. Curitiba (PR)
Ingressos*: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas: 
https://festivaldecuritiba.com.br/atracao/benjamin/
Capacidade: 170 lugares.
*Quem doar 1 Kg de ração, tem direito a pagar meia-entrada

FOTOS: Leonardo Santos

BENJAMIN – Festival de Curitiba

claudia pimenta-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner