Estratégia de Conteúdo Madura: Resultados de Negócios Efetivos

Uma estratégia de marketing de conteúdo oferece mais leads a um custo menor do que o investimento em outbound. De acordo com uma pesquisa, 78% dos CMOs acreditam que a produção de conteúdo personalizado é o futuro do marketing. No entanto, alcançar um estágio maduro de produção, divulgação e mensuração de conteúdo é essencial. Embora o marketing digital seja responsável por ampliar a receita de um negócio em até 20%, apenas 15% das empresas conseguem acompanhar o engajamento dos consumidores nos múltiplos canais.

O relatório da BGC, realizado em parceria com a Google, enfatiza a importância de manter o fluxo de maturação da operação de produção de conteúdos. Muitas empresas desistem da estratégia de marketing de conteúdo antes mesmo de atingir seus objetivos. Isso é um erro, pois os resultados significativos de uma estratégia levam alguns meses para aparecer, mas a progressão é perceptível após a publicação dos primeiros conteúdos.

Ter uma equipe engajada e envolvida nos processos de elaboração de conteúdos ricos é o desafio para muitas empresas. O envolvimento necessário nesse trabalho deve ser amplo e complexo. Só assim é possível conquistar um nível que chega a entregar 2,6 vezes mais visitantes do que em um projeto que não adota a produção de conteúdo como ferramenta de marketing.

Os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo são potencializados pelo grau de maturidade das operações da empresa. A produção de um conteúdo de qualidade está diretamente ligada à habilidade de expandir a capacidade de produção de conteúdo do negócio. É essencial que todos os papéis estejam bem determinados para cada fase de produção. Foco no core business!

Para tornar a estratégia de marketing de conteúdo mais eficiente, a terceirização de algumas etapas potencializa os resultados. Enquanto na empresa os colaboradores podem focar no seu core business para manter suas entregas nos níveis esperados, os parceiros estratégicos podem se dedicar ao que sabem fazer de melhor: uma estratégia completa de conteúdo. A qualidade e a maturidade, dessa forma, afetam as sucessivas etapas.

A maturidade nas operações de produção de conteúdo é alcançada quando a empresa consegue aplicar de maneira efetiva todas as fases da produção de conteúdo por meio de uma estratégia inbound. A produção de conteúdo é um caminho trilhado a partir do planejamento, execução e mensuração. A compreensão da maturidade na estratégia de produção de conteúdo pode ser visualizada a partir de uma equação: competência x escopo = maturidade.

O relatório Social Media Trends indica que 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. E mais de 30% dos negócios contam com uma equipe de mais de três pessoas dedicadas à estratégia. Tais dados mostram que as estratégias de marketing de conteúdo e marketing de redes sociais se complementam. Mas a maturação depende de outra questão: do alinhamento entre competência e o escopo, para evoluir na conquista de resultados.

As fases que indicam a evolução no projeto de marketing de conteúdo se alteram simultaneamente ao aumento da conquista de resultados reais. Ainda assim, com o crescimento do escopo e com o aumento dos desafios, a capacidade de entrega também precisa ser repensada. O desenvolvimento acontece pela implicação de mais energia simultânea à expansão do trabalho.

O marketing de conteúdo é como uma maratona, e os resultados aparecem a partir do terceiro nível de maturação. É importante entender o caminho da maturação das operações de conteúdo e identificar em qual estágio sua empresa está. A produção de um conteúdo de qualidade está diretamente ligada à habilidade de expandir a capacidade de produção de conteúdo do negócio. A competência e o escopo são os dois pilares que determinam a maturidade da estratégia.

Conclusão:

O marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa e eficaz, que oferece mais leads a um custo menor do que o investimento em outbound. Para alcançar resultados significativos, é essencial manter o fluxo de maturação da operação de produção, divulgação e mensuração de conteúdo. A maturidade nas operações de produção de conteúdo é alcançada quando a empresa consegue aplicar de maneira efetiva todas as fases da produção de conteúdo por meio de uma estratégia inbound. A competência e o escopo são os dois pilares que determinam essa maturidade e são essenciais para o sucesso da estratégia. É importante entender o caminho da maturação das operações de conteúdo e identificar em qual estágio sua empresa está para conquistar resultados duradouros.

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