Estátua da Liberdade: Símbolo de Liberdade

estatua da liberdade gazeta do bairro
estatua da liberdade gazeta do bairro

A Estátua da Liberdade é uma imponente escultura localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Foi construída em homenagem ao centenário da independência norte-americana e ao modelo de liberdade existente no país. A ideia de construí-la partiu do intelectual francês Edouard de Laboulaye, enquanto a escultura foi realizada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi. A estátua foi financiada pelo povo francês e doada aos Estados Unidos, sendo inaugurada em 28 de outubro de 1886.

A Estátua da Liberdade é um símbolo da liberdade e boas-vindas aos imigrantes. Ela possui 93 metros de altura, sendo 46 metros correspondentes à estátua em si e os outros 47 metros à base que a sustenta. Foi construída em cobre e retrata a deusa romana da liberdade, Libertas, segurando uma tocha e uma tábua com a inscrição da data da declaração de independência dos Estados Unidos.

A construção da estátua contou com doações da população francesa e norte-americana. O pedestal que sustenta a estátua foi financiado pelos cidadãos norte-americanos. A ideia de construir a estátua surgiu como um presente da França aos Estados Unidos em comemoração ao centenário da independência norte-americana. Além disso, a estátua simbolizava os ideais de liberdade defendidos pelos estados nortistas durante a Guerra Civil Americana.

A construção da estátua teve início na França, onde Bartholdi buscou financiamento para o projeto. O primeiro modelo da estátua foi elaborado em 1870 e as doações começaram a ser feitas em 1875. Cidadãos comuns franceses e norte-americanos contribuíram para a construção da estátua, que foi feita de cobre. O pedestal, por sua vez, teve seu financiamento viabilizado através de uma campanha liderada pelo jornalista Joseph Pulitzer.

Originalmente, a estátua tinha a cor cobre, mas ao longo dos anos, devido a reações químicas envolvendo o cobre e o oxigênio, sua cor foi se transformando em verde. Atualmente, a Estátua da Liberdade é um dos principais pontos turísticos de Nova York, recebendo milhões de visitantes anualmente. O complexo que envolve a estátua é administrado pelo Serviço Nacional de Parques e conta com um museu dedicado à sua história.

Lembre de compartilhar este post.

Acompanhe mais Notícias de Curitiba, Notícias do seu bairro e Curiosidades aqui na gazetadobairro

Fonte: Brasil Escola

Compartilhe este artigo

WhatsApp

Sair da versão mobile