Equipamentos permitem que cegos e pessoas com visão reduzida possam ler livros e artigos e reconhecer rostos

biblioteca1-gazeta-do-bairro

A partir de fevereiro, cegos e pessoas com visão reduzida poderão utilizar a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo para ler livros e artigos na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. No dia 6/2, o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, assina o termo de cessão de uso para a instituição de quatro aparelhos OrCam MyEye – um dispositivo acoplado a um óculos que fotografa os textos, escaneia e os transforma em áudio.

O Paraná será um dos primeiros estados brasileiros a proporcionar esta solução inovadora que permite a leitura e a identificação de pessoas pelos rostos, dentre outras funcionalidades. 

A Sejuf, por meio do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência e da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação, adquiriu os aparelhos e já realizou os testes e treinamentos com os funcionários da BBP. “O atendimento e a política para a pessoa com deficiência é uma prioridade em nossa gestão, e quando conhecemos essa tecnologia fizemos todos os esforços  para adquirir equipamentos e iniciar um projeto-piloto”, explica o secretário Ney Leprevost. 

- Publicidade -

“Com a oferta dessa tecnologia aos usuários da Biblioteca, poderemos incrementar nosso atendimento às pessoas com necessidades especiais. Mais que um leitor de textos, o OrCam MyEye possibilita autonomia ao usuário e acesso ao amplo acervo literário que temos. A Biblioteca sempre visa a integração de seus usuários e, com esse dispositivo, contaremos com uma importante ferramenta para a inclusão”, comemora Ilana Lerner, diretora da Biblioteca Pública do Paraná.

No total, cinco OrCam MyEye foram adquiridos pelo governo Ratinho Junior. Quatro unidades estão sendo cedidas à BBP, que utilizará dois em suas instalações e repassará dois a bibliotecas do interior do estado, a serem selecionadas. A outra será destinada para uso em eventos da Sejuf, como o Paraná Cidadão e a Feira da Cidadania.

Participarão da cerimônia de entrega à Biblioteca, além dos secretários Hudson José, de Comunicação e Cultura , e Ney Leprevost, da Sejuf, o chefe do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes, o assessor de Gestão Inteligente e Inovação, André Telles, o superintendente de Inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski, e a diretora da BPP, Ilana Lerner Hoffmann.

O EQUIPAMENTO – O OrCam MyEye é o dispositivo de tecnologia assistiva mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura que permite a crianças, adultos e idosos a lerem textos impressos ou digitais, de perto ou de longe, em três línguas (português, inglês ou espanhol).

O dispositivo fotografa, escaneia e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio. Isto acontece com livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, folhetos etc.

Além disso, ele reconhece rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real. Funciona em qualquer lugar e não requer conexão com a internet. Pesa apenas 22,5 gramas e pode ser acoplado em qualquer par de óculos.

- Publicidade -


SERVIÇO
Assinatura do termo de cessão de uso de aparelhos OrCam MyEye à Biblioteca Pública do Paraná
Data: 06/02/2020
Horário: 15h
Local: Biblioteca pública do Paraná | Rua Cândido Lopes, 133 | Centro – Curitiba 
(Via #Equipe ) #RatinhoJunior #NeyLeprevost 


3 cantos-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner