Ensino especial no Paraná é exemplo para o Brasil

ensinoesp-gazeta-do-bairro

ensinoesp-gazeta-do-bairro 

A presidente nacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Aracy Ledo, disse na segunda-feira (5), durante a abertura da 20ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes em Maringá, que o estado do Paraná é referência para o Brasil na política de inclusão social dos alunos com necessidades especiais. Segundo ela, o governo do Paraná é o único da Federação que estende aos alunos das escolas especiais os mesmos direitos que são assegurados aos estudantes da rede estadual.
Ano passado, uma resolução estadual regulamentada pela Secretaria da Educação permite que os alunos especiais sejam inseridos nos programas e políticas públicas da educação básica. Assim, o governo repassa recursos para despesas de luz, água, professores, construção e manutenção dos prédios, mobiliário, transporte e alimentação escolar. “É importantíssimo que o Estado trate todos os alunos com igualdade. Isso promove a dignidade e a cidadania. Com essa ação, o Paraná se torna exemplo para outros Estados do Brasil”, disse Aracy Ledo.
Para o governador em exercício, Flávio Arns, que esteve na abertura da olimpíada nacional, o governo estadual tem o compromisso de acabar com a discriminação aos alunos com necessidades especiais. “O Paraná é um Estado de vanguarda que tem se esforçado para garantir que a pessoa com deficiência seja bem atendida. Por determinação do governador Beto Richa, vamos oferecer tratamento mais justo para as famílias e promover a integração social do aluno na comunidade, com oportunidade de estudo e trabalho”, disse Arns, que também é secretário de Educação.

 

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner