Autoridade e Respeitabilidade

Esta foi uma das poucas vezes, em minha vida profissional, que tive a oportunidade de testemunhar autoridades constituídas agindo efetivamente como tal. Desta maneira vale o registro deste momento importante para nossa democracia. Foi aqui, no Sítio Cercado, 0nde representantes das duas maiores forças político partidárias do momento, PSDB e PT. Ao inaugurar o Restaurante Popular, Patrus Ananias e Beto Richa, assim como todos os presentes se portaram com uma respeitabilidade rara de ser vista. Trataram do assunto a que estava afeto o encontro. Correligionários, que existiam aos montes, se trataram com respeito, sem nenhuma provocação. Até mesmo dinossauros como Afonso Camargo (nascido no PDC na década de 60 como vice-governador, dali foi para a ARENA, PP, PMDB, PTB, PPR, PFL e desde 2001 é deputado pelo PSDB), mesmo com certo desconforto, ficou bem na foto.
Assim como muitas outras obras, esta foi desenvolvida através de parceria entre a cidade de Curitiba e o Governo Federal. Isto ficou registrado, e todos fizeram a festa, comendo de graça naquele primeiro dia.
Na verdade, todo homem público, deveria ter consciência da distância entre autoridade e poder. Ao buscar cargos que concedem poder, é imprescindível saber que para desempenhá-lo a contento é indispensável que o mesmo seja exercido com autoridade. Quando isto é visível neste meio onde o ego suplanta o interesse comum, vale o registro e em especial, vale o exemplo.
Aqui vale o registro das palavras de Rui Barbosa: “As primeiras condições de respeitabilidade de todo poder, de todo agente da autoridade, em qualquer país, são a sua competência e a sua honestidade.”

Compartilhe este artigo
adbanner