Dicas para economizar energia elétrica com a iluminação na quarentena

capa 4-gazeta-do-bairro

Com o isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, mais gente em casa, além da crescente adesão das empresas ao home office, visando alertar para a importância da economia de anergia, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), reuniu algumas dicas de especialistas para economizar energia elétrica com a iluminação.

São informações para serem usadas sempre, isto é também para depois da pandemia.

Confira as dicas:
1) Só compre lâmpadas LED com o selo do Inmetro.
2) Prefira lâmpadas LED que tragam o selo da Abilumi, pois as empresas associadas mantêm um compromisso de qualidade.
3) Verifique na embalagem a quantidade de Lúmens (lm) da lâmpada. Ao comparar modelos com a mesma potência (Watts), escolha a que oferecer mais Lúmens.
4) Se quiser iluminar o cantinho do home office, aposte em luminárias de mesa e abajures, para evitar ligar todas as luzes do ambiente.
5) Apague as luzes sempre que não estiver usando o ambiente.
6) Lâmpadas LED dimerizáveis permitem controlar a intensidade da iluminação, reduzem a quantidade de eletricidade que a lâmpada usa e trazem conforto.
7) Em cômodos de descanso e lazer, use lâmpadas de cor amarelada e quente. Em locais que demandam concentração e trabalho, escolha uma luz fria.
8) Ao substituir uma lâmpada, observe tanto o valor de lúmens quanto o de Watts e opte sempre por aquela que consuma menos energia (menos valor de Watts), mas que tenha uma quantidade de lúmens adequada ao tipo de aplicação pretendido.

Compartilhe este artigo

WhatsApp

Sair da versão mobile