Mais dois batalhões da PM na região metropolitana

batalhao-gazeta-do-bairro

batalhao-gazeta-do-bairroO governador Beto Richa inaugura a nova sede do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), no bairro Boqueirão, em Curitiba. Foto: Agência de Notícias do Paraná/ANPr

O governador Beto Richa assinou na segunda-feira decreto que cria o 22º batalhão da Polícia Militar no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O prédio que abrigará a unidade é alugado e está sendo reformado para entrar em funcionamento em até 30 dias. A assinatura do documento foi realizada durante a inauguração da nova sede do 20º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Boqueirão, em Curitiba.
“A área onde ficará o novo batalhão precisa da atenção do Estado. Estamos investindo na redução dos índices de criminalidade para que a população volte a ter tranquilidade”, disse o governador. Ele destacou o compromisso do governo em investir na qualificação profissional dos policias e os excelentes resultados das duas Unidades Paraná Seguro implantadas em Curitiba.
A instalação do novo batalhão faz parte do programa Paraná Seguro, que prevê, entre outras ações, a aquisição de três mil novas viaturas, com tecnologia embarcada, construção de 40 novas delegacias neste ano e a implantação de módulos policiais. O batalhão de Colombo irá atender os municípios de Almirante Tamandaré, Campo Magro, Itaperuçu, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Adrianópolis, Doutor Ulysses, Tunas do Paraná, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Cerro Azul, Pinhais e Piraquara.
Integração – Para o governador, a inauguração da nova sede do batalhão do Boqueirão só foi possível devido à integração e a parceria entre o governo estadual e prefeitura de Curitiba. “Estado e prefeitura reforçam, assim, sua parceria no combate à criminalidade.
Richa anunciou ainda que em 30 dias será implantado o 23º batalhão, na Cidade Industrial de Curitiba. “É o único bairro da capital que terá uma unidade para atendimento exclusivo”. Os índices elevados de criminalidade e a extensa área geográfica tornam esse bairro estratégico para a implantação dessa unidade”, disse o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
Boqueirão – Doado pela prefeitura de Curitiba, o novo prédio foi reformado pelo governo estadual para abrigar salas de aula para a formação de novos soldados. Entre os 2.448 policiais militares incorporados na quinta-feira, 93 foram designados para trabalhar no 20º batalhão.
A unidade policial tem jurisdição sobre 29 bairros, do Alto Boqueirão ao Cachoeira, abrangendo 620 mil habitantes. Está sob a jurisdição da unidade a primeira Unidade Paraná Seguro do Estado, implantada no bairro Uberaba. A média de ocorrências na localidade caiu de 14 para 3 casos por dia.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, uma das vantagens da nova sede é que os cursos de formação serão feitos no próprio prédio. Ele explica que antes os alunos assistiam às aulas em locais diferentes. Com uma unidade mais centralizada, teremos acesso mais rápido às ocorrências e presença mais próxima da população, disse o comandante.
A tenente-coronel Karin Krasinski, comandante do 20º batalhão, explica que a antiga sede era alugada e não oferecia as condições necessárias para que os policiais desempenhassem suas funções. “Essa é uma unidade conhecida e que tem uma importante área de abrangência. Temos agora uma infraestrutura adequada, o que melhorará o trabalho policial para a sociedade”, disse ela. O batalhão tem atualmente 411 policiais militares.
aenotícia

- Publicidade -

 

Compartilhe este artigo
adbanner