Curitiba apresenta ações de sustentabilidade em conferência climática da ONU

climate week web-gazeta-do-bairro

As ações que a Prefeitura de Curitiba adota em relação ao meio ambiente, o uso de energia limpa e sustentável na cidade, e como a capital paranaense enfrenta as mudanças climáticas serão apresentados durante a Climate Week, Semana do Clima da América Latina e Caribe, que acontece até sexta-feira (23/8) em Salvador (BA).

O evento internacional é promovido pela agência de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU). O prefeito Rafael Greca embarcou nesa quinta-feira (22/8) para a capital baiana, onde participará do painel de prefeitos: “O impacto da ação climática integrada e colaborativa”, na manhã de sexta-feira (23/8), último dia do evento.

“Vemos com muita preocupação o aumento das queimadas nas várias regiões do país. Temos que nos mobilizar para defender as áreas verdes de todo o mundo”, afirmou Rafael Greca.

- Publicidade -

Além da presença do prefeito, desde segunda-feira (19/8) uma técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba acompanha e participa das discussões que estão sendo feitas no evento.

A Semana do Clima da América Latina e Caribe é preparatória para a Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas, que será realizada em Nova York (EUA) no mês de setembro.

A Semana do Clima reúne especialistas, líderes governamentais da América Latina e Caribe e oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a implementação regional das metas do Acordo de Paris, que pretende reduzir emissões de gases de efeito estufa no mundo. O evento teve 5 mil inscritos.

Energias sustentáveis

O painel que o prefeito Rafael Greca vai participar terá ainda Antônio Carlos Magalhães Neto, prefeito de Salvador; Jonas Donizette, prefeito de Campinas; Bruno Covas, prefeito de São Paulo, Lisa Morris-Julian, prefeita de Arima (Trinidad e Tobago); e Luciano Cartaxo Pires de Sá, prefeito de João Pessoa.

Greca vai expor os bons exemplos de Curitiba na área ambiental, como a reciclagem do lixo, que começou nos anos 1990, como é feito o tratamento de lixo comum na capital paranaense, e a busca pelo uso das novas energias por parte da Prefeitura.

O programa Curitiba Mais Energia será abordado durante o painel. No mês de junho deste ano, a Prefeitura começou a usar o sistema de energia solar fotovoltaica no Palácio 29 de Março, sede do Poder Executivo.

- Publicidade -

Foram instalados 439 painéis no telhado do prédio que geram energia, compartilhada na rede elétrica Smart Grid. O Curitiba Mais Energia também prevê uma Central Geradora Hidrelétrica no Parque Barigui, a Cohab Solar, com instalação de painéis fotovoltaicos em casas populares e painéis solares no antigo aterro da Caximba.

Financiamentos internacionais

Além disso, Curitiba tem projetos selecionados pela Cities Finance Facility, da rede C40 (rede de grandes cidades comprometidas com o enfrentamento das mudanças climáticas), para levar energias renováveis aos terminais Pinheirinho, Santa Cândida, Boqueirão e na Rodoferroviária, além de uma usina movida com a biomassa de resíduos vegetais gerados na cidade.

Com estas estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono, Curitiba pretende ser uma cidade referência em energias renováveis.

Compartilhe este artigo
adbanner