Curiosidades sobre o ano bissexto

ano1 gazeta do bairro-gazeta-do-bairro

A culpa é dos romanos
Sob o domínio de Júlio Cesar, no primeiro século a.C., astrônomos receberam a tarefa de melhorar o calendário romano antigo, que tinha 355 dias por ano com um mês extra de 22 dias a cada dois anos. Acreditava-se que o calendário havia se desencontrado completamente das estações. Ano bissexto foi criado na época de Júlio Cesar, no século 1 A.C.
Assim foi criado o ano de 365 dias, com um dia a mais em alguns anos para incorporar as horas extras – dando origem ao ano bissexto.

Revolução dos trabalhadores
Se você ganha por mês, anos bissextos são más notícias.
Tecnicamente você está trabalhando um dia a mais sem receber por isso, já que o salário anual é o mesmo em anos com 366 dias.

Resoluções de ano bissexto
De forma mais modesta, pequenas “revoluções” estão sendo feitas por pessoas que agem para “retomar o dia” e gastam as horas extras com trabalhos voluntários e ajudando os outros.
“Doe seu dia a mais para caridade”, diz a instituição Easyfundraising.org e muitas outras, principalmente na Europa e nos EUA.

- Publicidade -

Feliz aniversário a cada quatro anos
Quando falamos sobre esta anormalidade do calendário, fica claro que os mais afetados por isso são os aniversariantes de 29 de fevereiro.
Eles só podem comemorar o aniversário “mesmo” a cada quatro anos. Muitos se acostumaram a comemorar no dia 28, mas dizem que não é a mesma coisa.

Compartilhe este artigo
adbanner