Como guardar o nome das pessoas na memória

Lembrar o nome de alguém que acabamos de conhecer nem sempre é tarefa fácil. Isso porque o nome de uma nova pessoa vai para a memória de curto prazo, que tem poucos minutos de armazenamento. Para guardar o nome de alguém (e evitar uma gafe) é preciso no entanto enganar o cérebro que precisa associar o nome de alguém ao seu rosto. Há algumas dicas para conseguir fazer isso com sucesso, mas é preciso empenho:
É preciso ter interesse em guardar novos nomes. Se você não se esforça para lembrar que a colega do administrativo se chama Karina e o moço da padaria atende por Mário, seu cérebro não vai conseguir manter essas informações vivas na memória por muito tempo.
Pergunte quantas vezes for preciso, mas entenda corretamente o nome da pessoa. Se for um estrangeiro ou um nome muito diferente, peça à pessoa que o soletre e escreva. Isso ajuda a memorização.
Brinque com os nomes e sobrenomes. Faça associações mentais com os sons: Ivete pode lembrar Chevett. Ou ligue o nome a músicas ou personagens – Renata pode ser aquela do Latino, a ingrata, e o Mário, aquele herói famoso do videogame, amigo do Luigi. É importante encontrar referências que nos levem àquele nome.
Durante a conversa, repita o nome da pessoa. A dica é aproveitar todas as chances. “Muito prazer, Renata” ou “Claro, Mário, vamos conversar”. A repetição facilita o trabalho do cérebro.
Agora ligue o rosto à pessoa. Guarde características físicas. Por exemplo, se o Mário tiver grandes entradas no cabelo, isso parece a letra M. O mesmo acontece se o Paulo tiver uma pinta (letra P)
Para fortalecer as lembranças, ao fim do dia, recupere as imagens e repita os nomes. Lembre-se de cada rosto novo e seus nomes. É isso que leva as novidades à memória de longa duração. E pronto, assim a pessoa ficará marcada.

Compartilhe este artigo
adbanner