Caravana da Anistia inaugura Caminhos da Resistência em Curitiba

caravana-gazeta-do-bairro


Na foto da esquerda Secretária da Justiça e Cidadania Maria Tereza Uille Gomes conversa com João Bonifácio Cabral Jr, ex-preso político, e na foto da direita A secretária da Justiça e Cidadania Maria Tereza Uille Gomes, participa da inauguração do Percurso “Caminhos da Resistência” – Roteiro Curitiba, na Prisão Provisória do Ahú.

 

Foram inaugurados em Curitiba na quinta-feira (25/10) quatro dos sete Marcos da Memória que formarão o roteiro Caminhos da Resistência ao regime militar iniciado em 1964. O primeiro marco foi inaugurado pela manhã ao lado do prédio do antigo Presídio do Ahú. No período da tarde, foram inaugurados outros três: no pátio da Reitoria, no prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, e na Boca Maldita.
As inaugurações fazem parte da Caravana da Anistia, que continuou na sexta-feira (26) na Capital. A organização é da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Fórum Verdade da UFPR, e Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, com a participação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná.
A proposta do roteiro Caminhos da Resistência é mapear os locais ligados à violação dos direitos humanos no período da ditadura militar, além de identificar pessoas que devem ser homenageadas por sua luta pela liberdade na época. Durante o ato, no Ahú, a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, disse que “o objetivo é de resgate à memória histórica do que aconteceu aqui na época da ditadura e principalmente as prisões em celas individuais, celas escuras, onde mais de quatro mil pessoas foram presas só no Paraná, das quais mais de mil sofreram tortura”.

 

Compartilhe este artigo

WhatsApp

Sair da versão mobile