Desde sua chegada ao Brasil em 1950, ainda importado e completamente desmontado (CKD), o Fusca tornou-se um ícone no cenário automotivo nacional. Produzido localmente até 1986, o modelo foi sucedido pelo Gol, considerado mais moderno para a época.
No entanto, o Fusca ganhou uma nova chance em 1993, quando o então presidente Itamar Franco solicitou à Volkswagen que trouxesse de volta um carro popular. A montadora atendeu ao pedido, retomando a produção do clássico até 1996, quando foi fabricado pela última vez.
A importância do Fusca na cultura brasileira é tamanha que, desde 1989, celebra-se o Dia Nacional do Fusca em 20 de janeiro. A data foi escolhida por coincidir com o início da produção nacional do modelo, em 1959. A iniciativa, que partiu de entusiastas do carro com apoio da Volkswagen, continua sendo mantida pelos fãs.
Além da celebração nacional, há também o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho, reforçando o impacto global deste veículo que marcou gerações.
A trajetória do Fusca: o nascimento de um ícone automobilístico
O Volkswagen Fusca nasceu de uma iniciativa do regime nazista na Alemanha, quando Adolf Hitler encomendou o desenvolvimento de um veículo acessível para a população.
A responsabilidade pelo projeto ficou nas mãos do engenheiro Ferdinand Porsche, e o carro acabou se tornando o marco inicial da Volkswagen.
Apesar dos planos iniciais, a produção foi interrompida com o início da Segunda Guerra Mundial, sendo retomada apenas no final da década de 1940, quando o modelo começou a ganhar popularidade.
Inicialmente chamado de Volkswagen Sedan, o Fusca chegou ao Brasil em 1953, ano em que a Volkswagen iniciou suas operações no país. A montagem do modelo começou em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, por meio do sistema CKD (Complete Knock Down), em que o veículo era importado desmontado e montado localmente para comercialização.
Foi em 20 de janeiro de 1959 que o Fusca passou a ser produzido integralmente em território nacional, na fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, consolidando sua trajetória como um dos automóveis mais icônicos do Brasil e do mundo.
Imagem: Murilo Goes/UOL
Nomes alternativos do Fusca ao redor do mundo
O Volkswagen Fusca, um dos carros mais populares da história, possui diferentes denominações conforme o país.
Na Alemanha, é conhecido comoKäfer, enquanto em Portugal o nome adotado éCarocha. No Brasil, o icônico veículo é amplamente chamado deFusca.
Além disso, em Portugal, o modelo também é conhecido comoFusca Clássico, enquanto outros apelidos comoFusque, Funascar e Besouro são usados.
Nos Estados Unidos, o nomeBeetle é o mais comum, e no México, o carro é frequentemente referido como Sedan.
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK
O Fusca: Uma Estrela do Cinema
O Fusca conquistou um lugar de destaque nas telonas, desempenhando papéis tanto de coadjuvante quanto de protagonista em diversos filmes de Hollywood.
Um dos exemplos mais icônicos é Se Meu Fusca Falasse (1968), uma produção da Disney que acompanhava as aventuras de um Fusca com uma personalidade única. O sucesso gerou três sequências e um remake em 2005, estrelado por Lindsay Lohan.
Mais recentemente, o famoso "besouro" retornou aos cinemas com Bumblebee, que recuperou a essência do personagem que, nos quadrinhos, originalmente se transformava em um Fusca.
FuscaFuscãoBeetleSedanFusqueBesouroFuscão PretoVolkswagenVWSão Bernardo do CampoCKDAdolf HitlerHitlerNazista1950Dia Mundial do Fusca
Admilson Leme