Vistoria do transporte escolar é rígida

Escolar10-gazeta-do-bairro

Ao iniciar mais um período das vistorias semestrais dos veículos do transporte escolar da cidade a Urbs mostra muita rigidez na liberação dos veículos licenciados para atuar no setor. Para este ano o Conselho Nacional do Transito (Contran) passa a exigir que todos os veículos com data de fabricação anterior a 2016 estejam com espelhos retrovisores, câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente para ampliar a visão externa do motorista. Veículos novos já contam com este item como obrigatório de fábrica.
Em Curitiba, existem cerca de 860 veículos licenciados para a atividade. Entre os mesmo existem vans, micro-ônibus, ônibus e Kombis. Com a obrigatoriedade de passar por duas vistorias por ano esta frota, segundo a Urbs tem mais da metade dos veículos fabricados antes de 2016.
Com uma média de cinco vistorias por dia, a tendência é aumentar. Para Marcelo Ferreira, responsável pela Unidade de Fiscalização do Transporte Comercial da Urbs “É bom se antecipar, pois em fevereiro a fila costuma ficar grande.
Levado a efeito das 8h30 às 17 horas, o trabalho é desenvolvido por ordem de chegada ao pátio da Urbs.
Único a sair com o carro recadastrado Willian Seco Sordi, motorista e proprietário de uma van escolar, disse estar se agilizando para a vistoria. “Estava na praia e voltei para fazer a vistoria e correr atrás de deixar o carro em dia para a volta às aulas”.
O alto índice de reprovação dos veículos nas vistorias se comprova com o movimento do dia onde dos 5 veículos vistoriados, somente este foi aprovado.
Rudimar Stelmach, técnico de inspeção veicular da Urbs explica as razões da não aprovação: “Neste caso foi a falta do dispositivo dianteiro, mas temos muitos casos de reprovação no tacógrafo, pneus, e também irregularidades nas luzes”.
Depois de aprovado veículo recebe um selo ou certificado para trafegar, que fica colado do lado superior direito do para-brisa dianteiro, com validade por apenas seis meses.
Quem for contratar este serviço, além de prestar atenção a este selo, pode também exigir o Certificado Cadastral do Condutor, documento concedido a motoristas profissionais com mais de 21 anos e habilitados nas categorias “D” e “E”.
Se você tem interesse em saber mais e conhecer os veículos registrados pode consultar o site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clica em Transporte e depois em Transporte Escolar vai encontrar a relação registrada por bairros.
Produzido por Jornal Gazeta do Bairro.

Compartilhe este artigo
adbanner