Vaidade exagerada na infância merece cuidado

É natural em determinada idade as filhas observarem a mãe se arrumando em frente ao espelho. Para as meninas, vestir-se e maquiar-se como a mãe é natural e saudável. Além do exemplo materno as crianças ainda estão expostas as celebridades da TV.
Os pais precisam mostrar aos filhos que a aparência é importante, mas não é tudo. “Eles devem estabelecer limites e dar como referência pequenos exemplos, tais como: não precisar seguir rigorosamente a moda e sim buscar aquilo que melhor se enquadre ao seu perfil e não ficar preocupado com o pneuzinho a mais, afinal a criança está em fase de desenvolvimento”, afirma.
A vaidade em excesso pode fazer com que as crianças queimem etapas fundamentais na infância como pular corda, correr, dançar, andar de bicicleta, além de comprometer o rendimento escolar. Para ela, o encurtamento da infância deve-se aos tempos atuais, onde a sociedade valoriza o ter em vez do ser. Não é à toa que as crianças influenciam em até 80% as decisões de compra de uma família, segundo uma pesquisa realizada em 2007 pela TNS/InterScience, instituto de pesquisa que atua em mais de 70 países. No Brasil, 83% dos consumidores mirins são influenciados pela publicidade, 72% por produtos com personagens famosos, 42% pelos amigos, 38% por brindes e jogos e 35% por embalagens coloridas e atrativas.
“É preciso ter consciência de que criança não é um “miniadulto”. Quando elas se vestem diariamente como os pais, correm o risco de perder sua identidade, pois ainda não estão maduras nem física, nem emocionalmente para tal conduta”.
A vaidade na infância em proporções moderadas não é preocupante. No entanto, os pais têm o dever de estarem atentos para diferenciar se a vaidade dos filhos é saudável ou se pode representar problemas no desenvolvimento emocional da criança.
Mas como os pais podem analisar se a vaidade do filho está fora do normal? deve ser motivo de alerta quando eles perceberem que seus filhos:
• tendem a priorizar mais a aparência do que qualquer outra coisa;
• não comem alegando que precisam perder uns quilinhos;
• gastam toda a mesada em roupas e cosméticos;
• preocupam-se de forma exagerada em ser popular na escola.
Fonte: Meia Fina

Compartilhe este artigo
adbanner